Nadador mirim de Ponta Grossa brilha em estadual e conquista cinco medalhas
Emanuel Bueno Ferreira, de 8 anos, é destaque em competição de natação

O atleta Emanuel Bueno Ferreira, de 8 anos, que representa a equipe Amaracqua, de Ponta Grossa, foi um dos destaques do 1º Campeonato Paranaense de Inverno Mirim/Petiz, realizado entre os dias 17 e 19 de abril, na cidade de Colombo. Em sua participação, o nadador conquistou cinco medalhas em cinco provas disputadas, evidenciando desempenho expressivo já no início de sua trajetória competitiva.
A competição teve início com um resultado marcante: Emanuel garantiu o vice-campeonato paranaense nos 50 metros borboleta. Ao longo do evento, somou ainda colocações relevantes nas demais provas: 4º lugar nos 50 metros costas, 5º lugar nos 100 metros livre, 6º lugar nos 50 metros medley e 5º lugar nos 50 metros livre.
GALERIA DE FOTOS
Federado desde agosto de 2025, o atleta acumula uma evolução que impressiona os professores. Emanuel iniciou na natação em fevereiro de 2025, na própria Amaracqua, onde aprendeu a nadar e passou a integrar a equipe competitiva. No ano passado, Emanuel conquistou o 5° lugar no Paranaense de Verão.
A proprietária da Amaracqua, Bruna do Amaral Machado, relembra os primeiros contatos com o atleta e o impacto causado ainda nas fases iniciais de treinamento. “Em todos os circuitos ele se destacou, conquistando medalhas e chegando entre os primeiros colocados. É um menino totalmente fora da curva, por isso o chamamos de ‘menino prodígio’”, afirma.
Preparação do atleta
Integrante da comissão técnica, a professora Bruna Machado do Amaral também ressalta o desenvolvimento do nadador. “Na primeira vez que o vi, ele estava nadando com o pai e, mesmo com pouco tempo de aula, já demonstrava uma habilidade incomum. Em cerca de uma semana de prática, ele apresentava um nível técnico acima do esperado”, explica.

A treinadora enfatiza características comportamentais do atleta, que contribuem para o desempenho dentro d’água. “Ele é muito focado e determinado. Quando recebe uma orientação, assimila rapidamente e consegue executar com precisão. Evolui de forma significativa a cada treino e demonstra não apenas vontade de vencer, mas amor pela natação”, observa.
A comissão técnica também destaca o cuidado com a formação integral do atleta. Segundo Bruna, Emanuel conta com acompanhamento multidisciplinar, incluindo profissionais de educação física, nutricionista e psicólogo, além de treinamento complementar fora da água.
Mais conquistas
Além do desempenho individual, a Amaracqua também apresentou resultado relevante no Campeonato Paranaense, onde 17 equipes competiram. Com apenas três atletas: Isabela Miretzki, Tainá Manosso e Emanuel Bueno Ferreira, a equipe alcançou a 7ª colocação no ranking de pontuação por atleta, com média de 8,00 pontos, em um cenário de disputa com clubes que contam com delegações maiores.
Com informações da assessoria de imprensa.

























