Brasil fecha terceiro dia com 10 pódios nos Jogos Paralímpicos | aRede
PUBLICIDADE

Brasil fecha terceiro dia com 10 pódios nos Jogos Paralímpicos

País encerra terceiro dia com 23 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 12 de bronze

Gabrielzinho com os colegas de pódio dos 50m costas classe S2.
Gabrielzinho com os colegas de pódio dos 50m costas classe S2. -

Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sábado de muitas conquistas nos Jogos Paralímpicos de Paris. O Brasil fechou o dia com 10 medalhas. Com isso, brilham os atletas que fazem parte do Bolsa Atleta, maior programa de incentivo ao Esporte do Governo Federal no pódio.

O Brasil encerra o terceiro dia de Jogos com 23 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e 12 de bronze. Assim, o país se aproxima das 400 medalhas em Jogos Paralímpicos, até aqui são 396.

Para o ministro do Esporte, André Fufuca, é um orgulho muito grande ver o brilho dos nossos atletas no pódio. “Agora é hora de torcermos pelos nossos atletas paralímpicos. Acredito que nesses Jogos teremos recordes de medalhas, alegrias e muito orgulho dos esportistas que representam o nosso país”, disse.

ATLETISMO - No atletismo, Fernanda Yara ganhou o ouro nos 400m T47 (deficiência nos membros superiores). Além disso, o brasiliense Wendell Belarmino conquistou a prata nos 50m livre S11, destinada a atletas com deficiência visual. O atletismo também trouxe uma medalha de prata com a potiguar Thalita Simplício nos 400m T11 (deficiência visual). A modalidade conquistou três bronzes com Joeferson Marinho nos 100m T12 (deficiência visual), a potiguar Maria Clara Augusto, nos 400m T47 (deficiência nos membros superiores, e o paraibano Cícero Valdiran Nobre no lançamento de dardo F57, destinado a atletas que competem sentados (sequelas de poliomielite, lesões medulares, amputações).

Fernanda Yara venceu os 400m T47 (amputados de braço) e conquistou seu primeiro ouro paralímpico
Fernanda Yara venceu os 400m T47 (amputados de braço) e conquistou seu primeiro ouro paralímpico |  Foto: Marcello Zambrana/CPB.
  

O fluminense Felipe Gomes não conseguiu a classificação à final dos 400m T11 (deficiência visual) ao completar a sua bateria na quarta colocação. A baiana Edneusa Santos completou a final dos 1500m da classe T13 (deficiência visual) na 11ª colocação. Foi o melhor tempo dela na temporada nesta disputa.  Ela ainda participa da maratona, sua prova principal nos Jogos de Paris. A paulista Verônica Hipólito e a baiana Samira Brito avançaram à final dos 200m T36 (paralisados cerebrais). A primeira fez o tempo de 30s80 e passou na quinta colocação. Já a segunda completou a distância em 30s96 e se classificou com o sétimo tempo. A final acontece neste domingo(01º), às 7h31.

TÊNIS DE MESA - No tênis de mesa, mais dois bronzes. Danielle Rauen e Bruna Alexandre perderam para as australianas Li Na Lei e Qian Yang nas duplas WD20. Cláudio Massad e Luiz Felipe Manara foram derrotados pelos chineses Chaodong Liu e Yiqing Zhao nas duplas MD18.

Bruna Alexandre e Danielle Rauen adicionaram o terceiro bronze paralímpico ao currículo
Bruna Alexandre e Danielle Rauen adicionaram o terceiro bronze paralímpico ao currículo |  Foto: Wander Roberto/CPB.
  

NATAÇÃO - Na natação, a pernambucana Carol Santiago conquistou os 100m costas S12 (deficiência visual) e Gabrielzinho ganhou nos 50m costas, na classe S2 (limitações físico-motoras). Carol bateu o recorde das Américas, que já era dela. Esta é a sexta medalha de Carol Santiago em Jogos Paralímpicos.

O brasiliense Wendell Belarmino, 26, conquistou a medalha de prata nos 50m livre S11, destinada a atletas com deficiência visual, com o tempo de 26s11, o mesmo do chinês Dongdong Hua. O ouro ficou com o japonês Keiichi Kimura, com o tempo de 25s98. Na mesma prova, o catarinense Matheus Rheine terminou em oitavo lugar, com o tempo de 26s93. O paulista José Ronaldo terminou em 4º lugar nos 50m nado costas S1, para atletas com limitações físico-motoras com o tempo de 1min17s24.

GOALBALL - O Brasil encerrou o sábado na fase de grupos com empate no masculino – 7 a 7 contra o Irã -, e derrota no feminino, para a China, por 3 a 1. As duas equipes folgam na rodada deste domingo e aguardam pelos adversários das quartas de final, que serão disputadas na segunda e terça.

TAEKWONDO - O taekwondo entrou no seu último dia de disputas. A paulista Débora Menezes, da categoria acima de 65kg, venceu a espanhola Dalila Santiago, por 17 a 15, e avançou para as semifinais. Nesta fase, no entanto, foi derrotada pela uzbeque Guljonoy Naimova, por 9 a 3.

Na disputa pelo bronze, em uma luta equilibrada contra a marroquina Rajae Akermach, na qual Débora chegou a empatar em 9 a 9 após estar perdendo por 9 a 2, a brasileira foi derrotada por 24 a 15 e ficou sem medalha. Já o mineiro Claro Lopes, da categoria até 80kg, perdeu nas oitavas de final para o croata Nikola Spajic, por 20 a 5, e ficou de fora da disputa por medalhas. Desta forma, o Brasil encerrou sua participação na modalidade com um ouro, da mineira Ana Carolina Moura (até 65 kg), e um bronze, da paraibana Silvana Fernandes (até 57kg).

Com informações do Ministério do Esporte.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE