Medina vence Chumbinho e está nas semifinais do surfe
Com 14.77, Medina avançou para sua segunda semifinal olímpica e Chumbinho foi eliminado da competição
Publicado: 01/08/2024, 20:38
Gabriel Medina está classificado para as semifinais do surfe nas Olimpíadas de 2024, com a maior nota dia. Com um mar difícil em Teahupoo, o tricampeão do mundo fez milagre e encontrou as melhores ondas. O surfista eliminado foi outro brasileiro, João Chianca, que apesar de boas tentativas nas ondas da Polinésia Francesa, não foi suficiente para avançar.
As oitavas de final, na segunda-feira, mostraram o potencial da onda do Taiti, mas as condições mudaram. Para as quartas de final, o mar diminuiu de tamanho e os grandes tubos não deram as caras. Mas isso não parou o favorito para o ouro. Gabriel Medina abriu a bateria tirando leite de pedra. Ele conseguiu um tubo em uma onda relativamente pequena, mas fez um bom aproveitamento, conseguindo 6.67. João Chianca até veio para uma onda de manobras, mas fez apenas 2.33. Na sequência, o tricampeão do mundo usou a prioridade e botou para dentro em mais um tubo, fazendo 8.10 e deixando o adversário precisando de duas notas para assumir a liderança.
Na segunda metade da bateria, João Chianca conseguiu sair da combinação, fazendo 4.83 em mais uma onda de manobras de borda. Ele trocou sua segunda nota por 4.50, mas seguiu precisando de 9.94 para conseguir a virada. Gabriel Medina ficou com a prioridade e fez bom uso, bloqueando o adversário. Com 14.77, Medina avançou para sua segunda semifinal olímpica e Chumbinho foi eliminado da competição.
Os brasileiros já haviam se enfrentado em três oportunidades, duas delas no Circuito Mundial e uma em etapa classificatória em Saquarema, em 2022. Nas três oportunidades, Gabriel Medina levou a melhor. Em 2024, eles se enfrentaram em El Salvador, no retorno de João Chianca as competições. O outro confronto foi em 2023, em Margaret River.
Com informações: GE.