Grêmio ainda não definiu local para jogo contra o Operário
Tricolor gaúcho tentou levar a partida para Criciúma, mas o estádio sediará um evento na data do confronto. Alternativa seria Caxias do Sul, mas Juventude e Inter se enfrentam na cidade no mesmo dia
Publicado: 04/07/2024, 17:04
Há menos de dez dias para o confronto decisivo pela Terceira Fase da Copa do Brasil, o Grêmio solicitou ao Criciúma a cessão do Estádio Heriberto Hülse para mandar a partida da Copa do Brasil contra o Operário, marcada para o dia 13 de julho, um sábado. No entanto, a casa do time catarinense estará cedida para um evento e, portanto, indisponível ao Tricolor. O jogo, a princípio, também não poderá ocorrer em Caxias do Sul, pois está marcado para esta mesma data o confronto do Juventude com o Inter, pela mesma competição. Por isso, o local do duelo com os paranaenses está indefinido.
Uma possibilidade que surge nos bastidores é o adiamento da partida para o domingo, dia 14 de julho, para que o Grêmio possa mandar o jogo em Caxias do Sul. No entanto, a partida seguinte do Operário, contra o Goiás, pela Série B, marcada para o dia 16 de julho, uma terça-feira, precisaria ser adiada.
O desejo tricolor é disputar a partida contra o Operário no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Porém, como o Juventude já atuará nesta data contra o Inter no Alfredo Jaconi, a Brigada Militar não dá condições de segurança para que as duas partidas ocorram no mesmo dia e na mesma cidade.
Por conta disso, o Grêmio solicitou ao Criciúma o empréstimo do Heriberto Hülse. No entanto, no dia 13, ocorrerá no estádio a Espetigre, uma festa anual e tradicional da cidade. Desta forma, o Tricolor deve solicitar à CBF um remanejamento de datas para atuar contra o Operário em Caxias no dia 14.
Outra possibilidade mais remota seria a utilização do Estádio do Vale, do Novo Hamburgo, uma vez que a Copa do Brasil não tem uma exigência de público mínimo nesta fase. Porém, é improvável que haja autorização da Brigada Militar em função do possível encontro de torcidas rivais, com os gremistas se deslocando ao Vale dos Sinos e os colorados se dirigindo à Serra ao mesmo tempo.
Grêmio e Operário se enfrentam, em princípio, no dia 13 de julho, em local indefinido, pela terceira fase da Copa do Brasil. Como o jogo de ida, em Ponta Grossa, terminou em empate por 0 a 0, quem vencer avança às oitavas de final da competição. Um empate levará a decisão para os pênaltis.
REGULAMENTO - As regras para haver mudanças de datas e locais de uma partida, de acordo com o Art. 14, presente no Capítulo 3 do Regulamento Geral de Competições de 2024, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirma que as tabelas das competições somente poderão ser modificadas, por solicitação da parte interessada, se obedecidas condições previamente determinadas.
Primeiramente, deve ser feito o encaminhamento formal de solicitação com, pelo menos, dez dias úteis de antecedência em relação à data da partida.
Para solicitações de alteração de horário de partida dentro do mesmo dia, e de local da partida (estádio), desde que na mesma cidade ou com distância de até 50km do estádio 17 original, dentro do mesmo Estado, o prazo para solicitação será de, pelo menos, cinco dias úteis de antecedência em relação à data da partida. Neste quesito, vale ressaltar que não há um local definido para que seja estabelecida a distância mínima permitida.
Em caso de solicitação de alteração de partida para outro Estado, observa-se o prazo disposto de 20 dias úteis.
Os prazos poderão ser flexibilizados por motivo de força maior, ou caso o fato gerador do pedido se concretize quando já ultrapassado o prazo de antecedência, ou em caso de modificação por iniciativa da CBF.
Com informações: Gaúcha Zero Hora e CBF.