Atletas de PG ganham vaga para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo
Os lutadores, que lutam na categoria Master (acima dos 50 anos), participaram do Qualificatório Online de Poomsae estadual no último final de semana
Publicado: 28/06/2024, 00:30
Os atletas ponta-grossenses de Taekwondo Mauricio Tadeu Guerra Pinto e Soraia di Carla Stoterau da Silva conquistaram vaga no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, na categoria Poomsae. As vagas vieram após ambos garantirem o 1º lugar no Campeonato Paranaense da categoria.
Os lutadores, que lutam na categoria Master (acima dos 50 anos), participaram do Qualificatório Online de Poomsae estadual no último final de semana. Na disputa, os dois garantiram o primeiro lugar, que os qualificou para participar do Campeonato Brasileiro, que será disputado em São Paulo, entre 26 e 29 de setembro.
Maurício, conhecido como Mestre Guerra, destaca que é difícil encontrar lutadores que se dispõe a lutar após os 50 anos. “Normalmente os atletas param de competir aos 40 anos, no momento estou com 58, então tenho que me esforçar muito para conseguir permanecer ativo”, conta.
CATEGORIA - O poomsae é um conjunto sequencial de movimentos típicos preestabelecidos da arte marcial, representando uma luta contra um oponente imaginário. Sendo uma demonstração de luta.
Agora, os ponta-grossenses irão participar do estadual na categoria Kyorugui, onde há confrontos reais entre lutadores. O campeonato acontece neste fim de semana, em Maringá. Por sua participação, Guerra e Soraia irão ganhar vagas no brasileiro de Kyorugui. O lutador ressalta que irá buscar mais uma vitória no torneio.
APOIO - Guerra e Soraia fazem parte do Prata da Casa, projeto da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa (SMESP), que apoia os atletas financeiramente. Ele destaca que o apoio é importante, mas que acredita que o esporte poderia ser mais valorizado. “Assim como nós, Ponta Grossa já teve diversos campeões da modalidade. Nós somos destaque atualmente, então acredito que poderia existir um apoio maior”, afirma.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.