38º Jogos Estudantis Municipais começam neste domingo em PG
Cerimônia de abertura acontece neste sábado (18), na Arena Multiuso; cerca de 8 mil alunos irão competir em 21 modalidades
Publicado: 17/05/2024, 15:55
A programação da 38ª edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) começa neste fim de semana, em Ponta Grossa. A cerimônia de abertura, que terá a temática olímpica, acontece no sábado (18), a partir das 15h, na Arena Multiuso, em Oficinas. Já o calendário de competições tem início no próximo domingo (19) e segue até o dia 1º de junho.
Em atividade desde 1985, o JEM é considerado a maior competição escolar da região dos Campos Gerais e uma das maiores do Paraná. Alunos, professores e familiares vivem a expectativa do início das disputas, que são organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes. “O JEM faz parte da história do município e integra a comunidade de Ponta Grossa há praticamente quatro décadas”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Apesar de ser uma competição escolar, o JEM envolve questões que não ficam restritas às quadras, às piscinas e ao tatame. “O esporte escolar tem que ter uma relação direta com o desenvolvimento pessoal do aluno e com o crescimento de uma comunidade”, reforça Ben Hur Chiconato, secretário de Esportes, em entrevista ao Portal aRede.
Ao todo, cerca de 8 mil alunos, de 144 instituições de ensino públicas e particulares, vão competir em 21 modalidades esportivas. De acordo com a pasta, quase 4 mil medalhas e mil troféus devem ser distribuídos aos atletas nas próximas duas semanas.
As competições vão acontecer nos principais ginásios e quadras de Ponta Grossa, a partir de domingo (19). A programação completa está disponível no site da Secretaria de Esportes.
ALÉM DO ESPORTE - A programação dos Jogos Estudantis Municipais ainda conta com mais três atividades. Uma delas é a Gincana do Alimento, que consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis para o banco de alimentos de Ponta Grossa. O JEM também promove a Maratona Intelectual, com questões sobre diferentes conteúdos, como matemática e ciências da natureza. A atividade visa a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
O JEM ainda promove o Festival da Inclusão, com atividades recreativas e práticas esportivas voltadas para alunos com deficiência física, intelectual, visual, surdos, síndrome de down e autismo. Estão previstas as modalidades de atletismo, basquete, parabadminton e tênis de mesa.
RESPEITO - Chiconato lembra que o JEM tem um contexto de crescimento humano e emocional e que os torcedores também precisam se sentir parte da competição. No entanto, o secretário de Esportes lembra que, historicamente, algumas atitudes da torcida costumam extrapolar as arquibancadas. “O maior erro é quando você tem a postura de ofender o adversário para que a outra equipe tome proveito”, alerta. “O respeito também precisa fazer parte do esporte”, reforça o secretário.