Atleta de Telêmaco Borba assina contrato com o Corinthians
A nova revelação do basquetebol de Telêmaco Borba é Arthur Oliveira Contatto, de 15 anos, que começou seus primeiros fundamentos no basquete nas quadras de sua cidade natal
Publicado: 23/04/2024, 16:24
A nova revelação do basquetebol de Telêmaco Borba é Arthur Oliveira Contatto, de 15 anos, que começou seus primeiros fundamentos no basquete nas quadras de sua cidade natal. Ele acaba de assinar seu contrato com o Sport Clube Corinthians Paulista, onde está representando as equipes Sub-16 e 18 no campeonato Paulista, e até agora está invicto nas duas categorias.
Nas redes socais, após ser confirmado no time paulista, Arthur deixou uma mensagem: “acredite sempre em seus sonhos, seja forte e corajoso, tenha determinação, foco e objetivo. Coloque Deus na frente de tudo e no mais, Ele o fará!”.
Arthur vem conquistando a cada ano seu espaço, vestindo a camisa de equipes como o Corinthians, defendeu as seleções paranaense de paulista em jogos importantes. “É por isso que eu acredito no esporte como ferramenta de grande transformação na vida das pessoas. Para se tornar um atleta de rendimento, ou mesmo um cidadão disciplinado e ciente de seus afazeres. Por isso a Administração Municipal de Telêmaco Borba, com o apoio do prefeito Dr. Marcio Matos e a Rita Araújo, tem nos propiciado fomentar todos os esportes, revitalizando ou criando espaços para a prática desportiva. Um trabalho que deu certo”, afirma.
HISTÓRIA - Arthur Oliveira Contatto, nasceu dia 12/09/2008 em Telêmaco Borba, e desde o final de 2021 vem jogando basquete, incialmente nas quadras de Telêmaco Borba, principalmente em praças, como a do ponto final do Jardim Alegre.
Ali começou tudo e aprendeu o básico do básico com alguns amigos, até que um dia, com 13 anos foi para o treino do time da cidade, e por lá jogou o ano de 2022 inteiro, viajando para as primeiras competições oficiais e conseguindo medalhas, troféus e títulos.
Quando em 2022 estava chegando ao fim, se inscreveu para a peneira do clube Curitibano, dia 11/12, onde felizmente entrou para o time, foi morar sozinho em Curitiba, dia 06/02/2023, com 14 anos. “O time me acolheu muito bem, virei amigo de todos e aprendi muito com os técnicos, evolui meu corpo com a preparação física e graças a tudo isso consegui ser destaque em algumas competições, como a Taça Paraná Sub-16, onde fui quinteto ideal e consequentemente convocado para a Seleção Paranaense Sub-16 mesmo sendo uma categoria abaixo, infelizmente não fiquei entre os 12, mas sei que isso foi necessário para a minha evolução, as experiências sempre ficam.
Depois vieram outros campeonatos, o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-17 foi um deles, onde não foi tão bem como era esperado, mas resultou em um grande passo no processo.
Disputou a Liberty Cup Sub-15, onde sagrou-se campeão em cima do clube favorito no Brasil. “Ganhei o título de MVP, MVP da final e Quinteto ideal da competição, depois tivemos o Brasileiro Interclubes, classificatória Sub-15, ficamos com a segunda colocação. Classificados para a fase final e ganhei o título de MVP da competição”, afirmou Arthur.
No Rio de Janeiro, onde foi o CBI fase final Sub-15, ficou em 3º, fizeram o trabalho muito bem feito.
“Chegamos como sendo o time mais desacreditado por sermos o único clube paranaense na competição, e saímos com ótimos resultados, individualmente consegui o prêmio de reboteiro do campeonato que também é o título individual e o mais importante da minha carreira até agora”, explicou Contatto
Disputou outros campeonatos como o Sul Brasileiro de Clubes; onde também foi quinteto ideal; Jogos da Juventude do Paraná; em que foi convocado para a seleção de Curitiba Sub-17; fase final chave ouro do Paranaense Sub-15; onde sagrou-se campeão e Arthur foi quinteto ideal e MVP da competição; campeonato paranaense Sub-17 chave ouro, e também a convocação para a Seleção Paranaense Sub-15, “realmente 2023 foi um ano incrível”, resumiu ele.
2024 começou muito bem, assinou contrato com o Sport Clube Corinthians Paulista, onde está representando as esquipes sub 16 e 18 no campeonato Paulista, até agora estamos invictos nas duas categorias. “Também já fui convocado para A Seleção Paraense Sub-16, estou como capitão e com uma grande responsabilidade de conseguir levar o meu time para o topo e sermos campeões do sul brasileiro representando o estado onde nasci, e se tudo der certo 2024 poderá ser tão bom ou melhor que 2023".
Com informações da assessoria de imprensa.