Ciclista de PG realiza o 'Caminho da Fé' para inspirar outras pessoas
Márcio Anesi viajou por mais de 300km, em seis dias, de Águas de Prata até Aparecida
Publicado: 26/03/2024, 03:30
O ciclista Márcio Anesi, natural de Ponta Grossa, realizou o ‘Caminho da Fé’, trajeto realizado por fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida. O ponto de partida fica na cidade de Águas da Prata-SP e vai até Aparecida-SP. A peregrinação de bicicleta durou seis dias, pelos mais de 300 quilômetros do percurso.
Márcio iniciou a viagem em Ponta Grossa, em 15 de março, quando pegou um ônibus com destino a Campinas e, na sequência, para Águas da Prata. No dia seguinte, o ciclista iniciou a viagem de bicicleta pelo ‘Caminho da Fé’. A viagem seguiu até a última quinta-feira (21), quando Márcio chegou em Aparecida.
O ponta-grossense explica que ao iniciar, o peregrino ganha uma credencial de que está realizando o trajeto e, ao longo do caminho, ganha carimbos de cidades pelas quais passa. “No fim, ao chegar em Aparecida, você ganha um certificado de conclusão”, conta Márcio.
Pelo trajeto, que passa em cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, o ciclista passou por cidades como Serra dos Lima-MG, Inconfidentes-MG, Paraisópolis-MG e Campos do Jordão-SP.
De acordo com Márcio, pelo trajeto existem pousadas, capelas e pontos de vendas para auxiliar os peregrinos. “Nestes locais é possível descansar, ir ao banheiro, comprar alimentos e água, por exemplo”, explica o ciclista. Além disso, para a demarcação do caminho, existem setas indicativas na pista ou em placas e postes, por exemplo.
O peregrino já havia feito a cicloviagem pelo percurso, esta foi a segunda vez em que Márcio fez o trajeto. A primeira foi em 2023, quando o Caminho completou 20 anos de existência. Ele afirma que espera realizar a viagem uma vez ao ano. “Enquanto eu tiver saúde para pedalar, eu continuarei fazendo a viagem”, conta.
Sobre a experiência de realizar o percurso, Márcio fala que seu intuito foi em agradecimento e devoção a Nossa Senhora, mas que, apesar das dificuldades enfrentadas, espera inspirar outras pessoas a fazerem o Caminho. “Quanto mais pessoas eu puder atingir para realizar a peregrinação, mais eu fico motivado em continuar voltando a cada ano”, explica Márcio. O ciclista ainda espera que pessoas não ligadas à religião também façam o trajeto. “É um caminho para a pessoa sair do comodismo, como um desafio pessoal”, finaliza.
GALERIA DE FOTOS
CAMINHO DA FÉ - O percurso, existente a 21 anos, é inspirado no ‘Caminho de Santiago de Compostela', idealizado para dar estrutura às pessoas que querem realizar a peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Pelo percurso, são oferecidos pontos de apoio necessários para os viajantes.
Com supervisão de Rodolpho Bowens.