Temporada 2024 da Fórmula 1 começa neste fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Temporada 2024 da Fórmula 1 começa neste fim de semana

Treinos livres iniciam nesta quinta e corrida ocorrerá no sábado (2). Max Verstappen é o favorito

O holandês Max Verstappen inicia a temporada como o grande favorito. Ferrari desponta como a segunda força para o mundial 2024
O holandês Max Verstappen inicia a temporada como o grande favorito. Ferrari desponta como a segunda força para o mundial 2024 -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Acabou a espera aos fãs da velocidade. Depois de três meses desde a última corrida, os motores dos carros da Fórmula 1 voltam a roncar com o início da temporada 2024, neste fim de semana, no circuito de Sakhir, no Bahrein. Com o calendário impactado pelo Ramadã, o cronograma da primeira etapa foi antecipada em um dia, com os primeiros treinos livres agendados para esta quinta-feira (29), a qualificação agendada para as 13 horas (de Brasília) desta sexta (1), e a corrida com a largada prevista para meio-dia de sábado (2). Pela primeira vez na história da categoria, o grid começa com os mesmos pilotos que encerraram a temporada anterior, o que significa que pelo sétimo ano consecutivo o Brasil não terá nenhum representante na categoria máxima do automobilismo.

Outra coisa que não muda para 2024 é o favoritismo de Max Verstappen, que busca seu quarto título. O piloto da Red Bull andou forte nos treinos e colocou mais de um segundo sobre os rivais no primeiro dia dos treinos da pré-temporada, o colocando como o homem a ser batido. Ele andou com uma Red Bull que surpreendeu o mundo da Fórmula 1 com as inovações aerodinâmicas do projetista Adrian Newey, com um carro com um conceito novo, mais ‘slim’ nas laterais, com entradas de ar mais afiladas e linha de cintura mais alta. 

As equipes são as mesmas, mas há duas alterações de nomes: a Alfa Romeo passa a se chamar Stake F1 Team Kick Sauber (que apresentou um carro distinto, nas cores preto e verde) e a Alpha Tauri passa a adotar o nome Visa Cash App RB (Racing Bulls). Se a Red Bull surpreendeu, a Ferrari não passou muito longe, mostrando um carro maior e com conceitos aerodinâmicos distintos, inclusive na suspensão traseira. Pelos testes, com a liderança no segundo e no último dia de testes coletivos, desponta como a segunda força, inclusive aparentando superar os problemas com os desgastes excessivos dos pneus. 

A Mercedes, por sua vez, abandonou o conceito do ‘zeropod’ e desenvolve um modelo mais comum, com potencial de ser desenvolvido. Pelos testes, é a Mercedes e a McLaren que lutam para se consolidar como a terceira força. Quem deve se destacar com uma força maior é a Racing Bulls, que passou a adotar um conceito semelhante à Red Bull, e deve colher bons resultados com isso no decorrer da temporada.

CLIMÃO - A temporada começa com um clima bastante estranho na Mercedes e na Ferrari. Isso porque Lewis Hamilton foi confirmado pela escuderia italiana para a temporada de 2025, no lugar de Carlos Sainz. Com toda uma temporada pela frente, é uma incógnita a forma como esses dois pilotos e essas duas equipes vão levar a atual temporada, em termos de trocas de informações.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE