O Super Bowl 2024 se aproxima. O que esperar dele e como assisti-lo?
Fãs do esporte de todo o mundo devem concentrar suas atenções na fatídica noite de domingo no duelo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers
Publicado: 11/02/2024, 16:00
O maior espetáculo esportivo da Terra está a poucos dias de iniciar – pelo menos em termos de público internacional simultâneo de espectadores. A edição de número 58 do Super Bowl é a expressão máxima do futebol americano e confronta, como de costume, as equipes campeãs das conferências AFC e NFC.
Fãs do esporte de todo o mundo devem concentrar suas atenções na fatídica noite de domingo no duelo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers. Depois de derrotar os Baltimore Ravens, o time de Patrick Mahomes consagrou-se no topo da Conferência Americana (AFC). Já os Detroit Lions perderam de virada do time de Deebo Samuel, que chegou ao topo do pódio da Conferência Nacional (NFC).
A questão central no presente é se os Chiefs manterão a supremacia conquistada no torneio do ano passado. Os 49ers já sentiram o doce gosto da vitória cinco vezes, mas seu último êxito foi em 1994.
De fato, chegaram à final, mas perderam a decisão em 2012 e 2019, a última delas exatamente para os Chiefs. Por isso, a final desse ano exala um forte cheiro de revanche.
O Super Bowl 2024 acontecerá em 11 de fevereiro, com transmissão às 20:30, no horário de Brasília. Essa partida decisiva será realizada na cidade de Paradise, próxima a Las Vegas, no estado americano de Nevada.
A arena da decisão
As 18 semanas de temporada e o mata-mata de três rodadas de playoffs serão coroados com um embate na arena dos Las Vegas Raiders, o Allegiant Stadium.
Apelidado de “Estrela da Morte”, o estádio inaugura o estado de Nevada como sede da decisão do Super Bowl. Ele está em funcionamento desde 2020 e o custo estimado de sua construção é de 1,9 bilhão de dólares.
O Allegiant Stadium é dotado da estrutura monumental cabível para um evento midiático e esportivo desse porte – cuja edição, aliás, tem o ingresso mais caro de sua História. Foram cerca de 80,2 mil metros cúbicos de concreto e 28 mil toneladas de aço estrutural empenhados na obra.
Atrações musicais
É verdade que o grande falatório atual na mídia é sobre a possível presença estelar de Taylor Swift no evento, que é namorada de Travis Kelce, dos Kansas City Chiefs. Porém, o artista efetivamente escalado para o show do intervalo é o rapper Usher.
Além de sucessos dele, como “Yeah!”, “My Boo” e “DJ Got Us Fallin’ in Love”, há também o pré-jogo, com atrações musicais: a veterana diva do country Reba McEntire e os populares trapper Post Malone e cantora-atriz Andra Day.
Por fim, o show do intervalo também reserva à plateia norte-americana a exibição de comerciais de grandes marcas. Elaborados, sagazes e divertidos em algumas ocasiões, a atenção dada a esses anúncios ajuda a traduzir por que a organização do Super Bowl consegue capitalizar os mínimos detalhes do evento em seu favor como um fenômeno cultural.
Onde assistir o Super Bowl 2024?
Nos Estados Unidos, há vários canais para assistir ao evento. Em cadeia de televisão nacional, a rede CBS é onde sintonizar.
Já para assinantes de streaming, a alternativa é o Paramount+. Infelizmente, o correspondente brasileiro desse serviço não exibe a competição, como veremos mais adiante.
Por celular e tablet, a própria liga NFL permite assistir à competição em seu aplicativo.
Os serviços de rádio online por assinatura também são opções para acompanhar o duelo do ano. O canal NFL+, na plataforma inglesa DAZN, a rádio por satélite SiriusXM e o site WestwoodOne é para onde os ouvintes devem se dirigir nessa hipótese.
Como assistir por esses canais?
Os serviços de transmissão dos EUA têm restrições de acesso a certas localizações geográficas, decorrentes de questões de licenciamento da transmissão e dos direitos de imagem dos times.
Alguns desses bloqueios podem ser subvertidos com o uso de uma VPN de confiança. Recomenda-se um teste de VPN serviço a serviço em caso de interesse, mas a mecânica dessa ferramenta é relativamente simples: a VPN é um tipo de programa que estabelece uma rede virtual privada entre usuário e um servidor de internet em algum lugar do mundo.
Permitindo conexão com diversas localidades, a VPN enseja acessar alguns conteúdos com restrição geográfica. Nesse caso, a conexão pode ser feita entre o espectador e um servidor localizado nos EUA, que onde o público alvo das plataformas de transmissão se localiza originalmente.
Quem transmite a final no Brasil?
Felizmente, no Brasil o evento também pode ser visto na TV aberta. A emissora detentora dos direitos de transmissão é a RedeTV! Já há algum tempo.
Já na TV fechada, os espectadores nacionais podem se dirigir à ESPN. O canal da ESPN também pode ser acessado dentro da plataforma de streaming Star+.
Por fim, a plataforma DAZN também oferece a transmissão da final a brasileiros, por meio do canal Game Pass. Portanto, não faltam oportunidades para sintonizar em Chiefs versus 49ers e descobrir a quem cabe o trunfo maior de 2024.