Carlos Garletti conquista a prata no 'Pan' e mira Paris 2024
Atirador de PG ficou na segunda colocação no tiro esportivo categoria R6; a partir de agora, foco na busca da vaga nas Olimpíadas do ano que vem
Publicado: 28/11/2023, 10:55
Os Jogos Parapan-Americanos chegaram ao fim no último domingo (26), na cidade de Santiago, no Chile. O Brasil encerrou a participação com 343 medalhas, sendo 156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze, e ficou em primeiro no quadro de medalhas. O Brasil foi ao pódio em todas as 17 modalidades. Foi a melhor participação da história. Desde o Parapan do Rio 2007, o Brasil termina no topo do quadro de medalhas.
Entre os medalhistas está o ponta-grossense Carlos Garletti, que ficou com a medalha de prata no tiro esportivo, R6 – Rifle deitado 50m SH1 misto, após uma pontuação total de 238.4. O ouro foi para a colombiana Maria Restrepo (241.5), e o bronze para o norte-americano Kevin Nguyen (218.2). É a segunda medalha consecutiva do atirador, que já havia conquistado a prata na mesma categoria em Lima 2019.
“O resultado foi extraordinário. Sabíamos que era um grande desafio fazer uma campanha melhor que Lima, mas nossa delegação superou todas as marcas de todos os tempos. Tivemos uma participação muito importante nos Jogos, com atletas jovens – 40% deles disputaram a competição pela primeira vez. Mais de 100 medalhas foram conquistadas por jovens. Realmente uma competição espetacular”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os atletas paranaenses que compuseram a delegação contribuíram com oito medalhas douradas, 12 de prata e 11 de bronze, além de quatro treinadores. Foram 35 no total. Somando apenas bolsistas do programa Geração Olímpica, foram quatro ouros, oito pratas e 10 bronzes.
As informações são da Agência Estadual