Zé Rafael marca e Palmeiras assume a liderança do Brasileirão
'Cria' de Ponta Grossa é um dos destaques da vitória alviverde por 3 a 0; time paulista poder perder a ponta para o Botafogo, que tem dois jogos a menos, neste domingo
Publicado: 12/11/2023, 10:30
Depois de 31 rodadas, o Campeonato Brasileiro tem um novo líder — ao menos por algumas horas. O Palmeiras venceu o Internacional por 3 a 0, neste sábado (11), e assumiu a liderança provisória. Os gols da vitória tranquila — a sexta do Palmeiras nos últimos sete jogos — na Arena Barueri foram marcados por Zé Rafael, Endrick e Rony.
Com os três pontos, o Palmeiras chegou a 62, três a mais que Botafogo (2º) e Grêmio (3º), que ainda jogam neste domingo (12), contra Red Bull Bragantino e Corinthians, respectivamente.
Caso vençam, alvinegros e tricolores gaúchos passariam o Palmeiras em critérios de desempate. Vale lembrar que o time de Abel Ferreira disputou 34 jogos, contra 32 e 33 de Botafogo e Grêmio, respectivamente.
Sempre ele
Endrick, que decidiu o último confronto do Verdão na Arena Barueri, apareceu de novo logo no começo do jogo. Aos dois minutos, o menino de 17 anos recebeu em profundidade e finalizou para defesa de Rochet.
Aos 19, a melhor jogada do garoto no primeiro tempo. Endrick desceu até o meio-campo para buscar a bola, conseguiu criar lance pelo meio e finalizou de longe com muita força, de pé direito. A bola explodiu no travessão, no que seria um golaço da Cria da Academia.
Além de finalizar, a joia também criou chances para o Verdão. Aos 34, o camisa 9 partiu em velocidade pelo meio e serviu Breno Lopes, que finalizou em cima de Rochet na dividida com o goleiro.
Zé Rafael abre o placar
Se o nome do jogo no primeiro tempo era Endrick, o gol que abriu o placar na Arena Barueri foi de outro. Raphael Veiga tentou passe na entrada da área, Dalbert desviou e a bola sobrou limpa para Zé Rafael, que finalizou e foi “ajudado” por desvio de Vitão para fazer 1 a 0 para o Palmeiras.
Segundo tempo, gol de Endrick
Se na primeira etapa o gol de Endrick não saiu, o segundo tempo reservava mais uma boa atuação da joia em ascensão. Raphael Veiga roubou a bola de Johnny na saída de jogo, serviu Endrick, que dominou em frente da área e finalizou com precisão no canto de Rochet. 2 a 0 para o Verdão.
Na sequência, Abel Ferreira optou por descansar Endrick e trazer Rony para o jogo. O jovem não gostou da substituição, balançou a cabeça negativamente e não se direcionou ao banco de reservas, como de costume, indo direto ao vestiário na Arena Barueri, mas depois retornou ao banco.
Para fechar o caixão
Quando tudo já parecia resolvido, o Palmeiras resolveu “fechar o caixão” do Internacional. Aos 40 minutos, o jovem Vanderlan, de 20 anos, disparou pela esquerda, aplicou drible de “meia-lua” em Vitão e cruzou rasteiro com precisão para Rony empurrar para dentro e fazer o 3 a 0 para o Verdão.