Verstappen vence em Interlagos e Alonso garante pódio por 0,05s
Holandês já campeão venceu de ponta a ponta a etapa de São Paulo da Fórmula 1, em uma corrida marcada por uma disputada chegada entre Fernando Alonso e Sergio Perez, pela 3ª colocação. Lando Norris foi 2º e eleito o melhor piloto do dia
Publicado: 05/11/2023, 17:05
Interlagos, mais uma vez, proporcionou uma corrida inesquecível para os fãs da velocidade. Max Verstappen foi o grande vencedor do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que foi marcada por uma disputada corrida e com algumas surpresas. A começar pela batida da Ferrari de Charles Leclerc ainda na volta de apresentação, passando por uma grande confusão na largada, que ocasionou bandeira vermelha, uma briga pela ponta, que envolveu Lando Norris, e o reencontro da Aston Martin com o pódio, com um valente Fernando Alonso na terceira colocação, após uma árdua batalha com Sergio Perez. A decepção ficou por conta da Mercedes, que apresentou um fraco desempenho e Lewis Hamilton, que chegou a andar na zona do pódio no início da prova, perdeu desempenho a ponto de terminar apenas em oitavo.
A primeira das peças de Interlagos foi o segundo colocado do grid de largada, Charles Leclerc, da Ferrari, sequer conseguir ter largado: ainda na volta de apresentação, ele teve um problema mecânico no carro, a roda traseira travou, e ele bateu forte na curva do ‘Laranjinha’. Ele até tentou prosseguir, mas viu que o sistema hidráulico do carro estava comprometido, abandonando a prova.
Como foi a corrida
Na largada, Max Verstappen arrancou muito bem, mantendo a ponta. Quem surpreendeu foi Lando Norris, que saltou da sexta colocação para a segunda, superando as duas Aston Martin, que fizeram uma péssima largada. Contudo, no meio do pelotão, um acidente envolvendo Alex Albon, da Williams, e os dois pilotos da Haas (Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen), que colidiram na freada para a primeira curva, resultou em danos irreversíveis para Albon e Magnussen, que abandonaram. Sobrou também para Daniel Ricciardo, da Alpha Tauri, e para Oscar Piastri, da McLaren, que tiveram os carros danificados. Com muitos detritos e a necessidade de arrumar a barreira anti-impacto, foi dado bandeira vermelha.
A corrida ficou parada por quase meia-hora, com a retomada às 14h31, com largada parada, após quatro voltas completadas. Verstappen mais uma vez largou bem, e Lando, que arrancou em segundo, viu Hamilton, então em terceiro, emparelhar na freada da curva 1. Entretanto, as posições foram mantidas, com Alonso em quarto e George Russell, da Mercedes, em quinto, seguido por Sergio Perez, da Red Bull, em sexto. Já na reta oposta, porém, Alonso teve mais ação e ultrapassou Hamilton, assumindo a terceira posição.
Hamilton, ao invés de pressionar Alonso, começou a perder desempenho, e George Russell, também não tinha força para ultrapassá-lo. A Mercedes consumia muito pneu e não tinha velocidade de reta. As três primeiras posições foram mantidas, com Lando Norris não deixando Verstappen escapar. Tanto que na volta oito, Lando chegou a usar o DRS e emparelhar com Verstappen, disputando a freada da reta oposta. A partir daqui, Max voltou a acelerar e manter uma distância um pouco mais segura para Norris. Alonso não tinha ritmo para andar junto com os dois.
Poucas voltas depois, com a falta de desempenho da Mercedes, Perez ultrapassou Russell. A primeira parada foi de Ocon, após 14 voltas. Pouco depois, na volta 18, foi a vez de Hamilton ser superado por Perez, que chegava então á quarta colocação, mas já oito segundos atrás de Alonso. Ao final dessa volta, Hamilton parou pela primeira vez, para colocar pneus médios, enquanto que Russell foi chamado na 19. A Red Bull, com medo do ‘undercut’ da Mercedes, chamou Perez na volta seguinte, na 20. Perez voltou atrás de Hamilton, mas na volta seguinte o ultrapassou e sumiu. Foi quando as Mercedes começaram a ser engolidas pelos adversários que pararam logo depois, como Lance Stroll e Carlos Sainz, por exemplo. Na volta 40, Hamilton e Russel ocupavam as posições 7 e 8.
A segunda parada de Russell aconteceu após 46 voltas, enquanto que Hamilton parou na seguinte – na mesma que parou Perez -, para colocar pneus macios. Alonso, então em terceiro, foi chamado na volta 47, e nesse momento, Lance Stroll assumia temporariamente a terceira posição. Lá na frente, Verstappen já estava sete segundos à frente de Lando Norris, e 34 segundos distante de Stroll. As Alpine também pararam e voltaram com ritmo mais forte, e tanto Ocon quanto Gasly, passaram Russell. Gasly ainda chegou a passar Hamilton, deixando o piloto da Mercedes em oitavo. Verstappen fez sua segunda parada após 56 voltas.
Na volta 53, Perez já estava colado em Alonso, na disputa pela terceira colocação. O mexicano pressionou bastante o espanhol, mas o bicampeão mundial fazia um trajeto de defesa com maestria. Depois de tanta tentativa, na penúltima volta, o piloto da Red Bull passou o da Aston Martin na freada para a curva 1. Mas Alonso não desistiu, forçou o quanto pode, abrindo a última volta atrás, mas fazer colado o S do Senna e a curva do Sol, para executar uma bela ultrapassagem na reta oposta. Perez seguiu colado, a ponto de, após a junção e acelerar para a linha de chegada, acionou o DRS e passou a linha de chegada ao lado de Alonso, mas sem conseguir ultrapassar: a diferença foi de míseros cinco centésimos, ou 0.053s.
A vitória ficou com Max Verstappen, a 17ª da temporada, um número inédito na história da Fórmula 1. Lando Norris chegou em segundo, a 8,2 segundos do vencedor e, de quebra, foi eleito o piloto do dia. Outra grande apresentação foi de Lance Stroll, que em uma corrida sem erros, conquistou a quinta colocação.
Confira o resultado final:
1 M. Verstappen (Red Bull)
2 L. Norris (McLaren)
3 F. Alonso (Aston Martin Aramco-Mercedes)
4 S. Perez (Red Bull)
5 L. Stroll (Aston Martin Aramco-Mercedes)
6 C. Sainz Jr. (Ferrari)
7 P. Gasly (Alpine)
8 L. Hamilton (Mercedes)
9 Y. Tsunoda (AlphaTauri)
10 E. Ocon (Alpine)
11 L. Sargeant (Williams)
12 N. Hulkenberg (Haas)
13 D. Ricciardo (AlphaTauri)
14 O. Piastri (McLaren)
Não concluíram:
15 G. Russell (Mercedes)
16 V. Bottas (Alfa Romeo)
17 G. Zhou (Alfa Romeo)
18 K. Magnussen (Haas)
19 A. Albon (Williams)
20 C. Leclerc (Ferrari)