Práticas esportivas desenvolvem estudantes | aRede
PUBLICIDADE

Práticas esportivas desenvolvem estudantes

Esporte estimula atividades cognitivas, emocionais e sociais

A prática de atividades físicas durante a infância e adolescência é fundamental para a melhoria da saúde
A prática de atividades físicas durante a infância e adolescência é fundamental para a melhoria da saúde -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Exercícios físicos são essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. No Colégio Sepam, o incentivo ao esporte é um dos pilares da instituição desde a Educação Infantil, o que gera frutos para os estudantes, que encontram na prática esportiva o desenvolvimento de habilidades e a oportunidade de conhecer novas pessoas, conviver em equipe e participar de momentos competitivos por meio dos torneios e campeonatos realizados.  

Para o coordenador de Esportes do Colégio Sepam, Ben Hur Chiconato, além dos benefícios para a saúde e estudos, o esporte pode reforçar alguns valores para a vida dos alunos, entre eles a dedicação, foco, determinação e comprometimento em traçar objetivos. “Os nossos alunos atletas são motivo de orgulho para a instituição. O esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e fortalecimento de valores”, relata o professor. 

Os estudantes Lorenzo Mauro, 13 anos, e Matheus Mégda, 14 anos, estão entre os que acumulam conquistas esportivas importantes e encontraram no esporte uma forma de treinar suas habilidades para outras áreas da vida, como na sala de aula. Lorenzo é atleta de handebol e já foi campeão dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), do Campetonato Estudantil Municipal (CEM) e vice-campeão dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Já Matheus joga basquete desde os dez anos de idade e atualmente está na Liga Desportiva de Ponta Grossa - LDPG, time da modalidade que representa a cidade em diversas competições. O atleta foi duas vezes vice-campeão da Taça Paraná e campeão no Paranaense, além de participar de competições internacionais. 

No esporte da mente, o xadrez, quem se destaca é aluno Rafael Fugimoto, 13, que o pratica desde os seis anos de idade. No ano de 2023, ele participou do maior torneio da América Latina da modalidade, em Florianópolis. No evento, o enxadrista derrotou um mestre nacional de xadrez (atleta profissional).  

Rafael também foi campeão dos Jogos Escolares do Paraná na modalidade individual e vice-campeão no Paranaense. O atleta revela que o esporte colabora com a resolução de cálculos e estratégias, pois demanda muito raciocínio. “O xadrez me ajudou em outras áreas, como a disciplina de matemática, já que passei a pensar e calcular bem mais rápido. Esse esporte exercita a concentração e, com isso, comecei a resolver algumas atividades com base em um mapeamento 3D das situações”, explica o aluno. 

Atletas da natação do Colégio também consideram que o esporte contribui para o foco e concentração nas disciplinas. Felipe Chi, de 14 anos, pratica o nado desde os dois anos. Em 2022, foi o campeão do Campeonato Brasileiro em Belém (PA), na prova dos 20m nado peito. Bárbara, também de 14anos, nada desde os seis meses e no mesmo campeonato alcançou o melhor índice nos 100m nado costas em 2022.  

Sendo assim, a nadadora atingiu o melhor tempo do Brasil e conquistou o 2º lugar da competição. Para a atleta, o esporte também traz incentivo para os estudos. “Quando evoluímos no esporte, ficamos animados. Isso te motiva para tudo. Se eu estou bem-disposta para a natação, tenho energia para os estudos também”, conta a atleta. 

A prática de atividades físicas durante a infância e adolescência é fundamental para a melhoria da força, resistência cardiorrespiratória, saúde óssea, metabolismo, além de contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo. Os esportes praticados em coletivos também apresentam efeitos positivos na socialização. 

O Sepam oferece treinamentos esportivos de diversas modalidades, como basquete, voleibol, handebol, futsal, ginástica rítmica, judô, xadrez, tênis de mesa, expressão corporal e taekwondo. Os interessados em conhecer a estrutura do Colégio e as modalidades ofertadas podem visitar a Instituição na Rua General Carneiro, 1.171. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da instituição pelo (42) 3225-2677 ou acesse o site

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE