Vitor Roque chega a dez gols no Brasileirão e mira marca de Neymar
Em 2010, com apenas 18 anos, atual atacante do Al Hilal marcou 17 gols pelo Santos no Brasileirão
Publicado: 29/08/2023, 08:35
Jogo do Athletico neste Brasileirão é sinônimo de gol de Vitor Roque. Com o tento marcado diante do Fluminense, na noite de domingo, o jovem artilheiro já balançou as redes dez vezes na competição em 20 partidas disputadas – média de 0,5 tento por jogo. Agora, o centroavante mira uma marca alcançada pelo melhor jogador brasileiro da última década: Neymar.
No Brasileirão de 2010, Neymar marcou 17 gols com apenas 18 anos de idade. Ele terminou como vice-artilheiro daquela edição, somente atrás de Jonas, do Grêmio, que balançou às redes em 23 oportunidades. Para igualar a marca do ex-jogador do Santos, Roque teria que fazer sete tentos em 17 rodadas restantes da Série A. O artilheiro do Athletico tem 18 anos e seis meses completados.
Se manter a sua média desta edição, Roque superará Neymar e terminará o Brasileirão com 18 gols. O atual atacante do Al Hilal, no entanto, completou 18 anos e 10 meses ao final da edição de 2010. O jogador do Athletico, por sua vez, terá pouco mais de 18 anos e seis meses quando a atual Série A terminar. E as semelhanças não param por aí. Tempo depois, o destaque do Santos acabaria negociado com o Barcelona, mesmo destino de Vitor Roque, que deve se transferir no meio de 2024.
Joia do Athletico ainda sonha com artilharia da Série A
Roque ainda sonha com outra marca expressiva: a de artilheiro da Série A. O atacante está a três gols de Tiquinho Soares, do Botafogo, que já marcou 13. Porém, o destaque do Glorioso está em fase de recuperação de uma lesão no joelho e só deve voltar depois da Data Fifa. Caso supere Soares, o centroavante do Athletico se tornará o artilheiro mais jovem da história do Brasileiro de pontos corridos. Ele passaria Keirrison, que marcou 21 tentos pelo Coritiba na edição de 2008, com apenas 20 anos.
O que pode ajudar Roque é o foco 100% do Athletico na Série A. O time paranaense não está vivo em mais nenhuma competição e apostará todas as suas fichas na classificação para Libertadores no ano de seu centenário. O Botafogo, por sua vez, ainda tem a Sul-Americana em disputa e pode poupar Tiquinhos Soares em um determinado momento no Brasileirão.