Paradesporto de PG conta com nova mesa de Showdown
Material foi disponibilizado através de parceria com a APADEVI e Grupo GMAD
Publicado: 04/08/2023, 18:54
Na última semana, o Departamento de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esportes de Ponta Grossa recebeu uma nova mesa para a prática de ‘Showdown’ para participantes dos projetos do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi.
O material foi disponibilizado através de uma parceria do departamento de paradesporto junto à Associação Pais e Amigos do Deficiente Visual de Ponta Grossa (APADEVI) e GMAD – Madcompen.
A mesa será utilizada durante as aulas da modalidade, nas segundas-feiras (período da noite), no Ginásio Jamal, onde cerca de 10 alunos, com outras deficiências - não somente visual, participam das atividades por turma.
SHOWDOWN
O showdown é jogado em uma mesa retangular, com uma bola plástica com guizo de 6 centímetros de diâmetro. A bola precisa passar por completo pelo “gol”. Cada “gol” vale 2 pontos. E o adversário pode ganhar 1 ponto caso o seu oponente jogue a bola no vidro (que atravessa a mesa), jogue a bola para fora da mesa, bata a raquete na mesa, encoste na bola com a mão ou outro objeto que não a raquete, ou fique sem bater na bola por dois segundos ou mais.
O jogo é disputado em melhor de três sets de 11 pontos cada, sendo que é preciso abrir dois pontos de vantagem. A modalidade é administrada pela IBSA (International Blind Sports Association). No ranking mundial masculino são 323 atletas. No feminino, 241. Itália, Alemanha, Polônia, Finlândia e Eslováquia se destacam. O Mundial acontece a cada dois anos. Há cinco eventos internacionais agendados para 2022 e vários países promovem campeonatos nacionais. Esta modalidade foi esporte demonstração nos Jogos Paralímpicos de 1980, 1984, 1988, 1992 e 1996.