Olinda inaugura iluminação do estádio nesta sexta em PG
A partida que marca a estreia da iluminação será contra um time de masters do Coritiba
Publicado: 26/07/2023, 20:11
O centenário Olinda Esporte Clube, de Ponta Grossa, irá inaugurar a iluminação de seu estádio nesta sexta-feira (28), em um jogo especial contra uma equipe Master do Coritiba. A partida acontece no Estádio André Muslask, às 19h, no bairro Olarias. Será a partida inaugural do sistema de iluminação, que irá permitir a realização de jogos noturnos no local.
A partida de sexta contará com um selecionado de atletas do Olinda, clube que possui 101 anos de fundação, que geralmente disputa o Campeonato Amador de Ponta Grossa. O duelo contra o Master do Coritiba deve contar com atletas do Coxa nascidos nas décadas de 1970, 1980 e 1990.
Para o presidente do Olinda, Ricardo Luiz Guandeline, a inauguração do sistema de iluminação é um marco para o clube centenário. "É mais uma conquista do clube, é um marco a mais na nossa história. Nós vamos receber a visita do Coritiba e estamos ansiosos para a partida", explica o presidente.
História
Em 20 de novembro de 1922 foi fundado o Olinda Sport Club, no Bairro Chinês, e seu primeiro campo oficial se localizou onde hoje é o pátio de toras das Indústrias Wagner. O time da Serraria Olinda, pertencente à familia Klüppel, que deu origem ao clube ponta-grossense. Todos os dias os empregados da serraria treinavam num gramado situado entre as linhas Sul e Curitiba da antiga Rede Viação Paraná-Santa Catarina.
Com seu primeiro título ponta-grossense em 1935, obteve o direito de disputar o campeonato estadual. Em Paranaguá, no dia 2 de fevereiro, o Oceania venceu o Matarazzo de Antonina por 4 a 3; e, em Ponta Grossa, em 9 de fevereiro de 1936, o Olinda venceu o União da União da Vitória por 5 a 3. Os vencedores foram classificados para o jogo de Curitiba em 16 de fevereiro de 1936, vencido pelo Olinda por 6 a 3. Com esta vitória, o Olinda conquistava o título de campeão do Interior de 1935.
Finalmente na fase decisiva de Interior versus Capital, o Olinda perdeu na capital para o Coritiba por 3 a 0, em 1º de março. E, no jogo de volta, realizado em 8 de março em Ponta Grossa, voltou a perder, desta vez por 2 a 0. O resultado garantiu o título ao Coritiba, ficando o Olinda Sport Club com o título de vice campeão estadual de 1935. Até hoje, essa foi a única participação do Olinda no certame estadual profissional.