Max Verstappen vence em dobradinha da Red Bull e Alonso é terceiro
Temporada 2023 da Fórmula 1 começou neste domingo, no circuito de Sakhir, no Bahrein. Atual bicampeão iniciou com vitória e Fernando Alonso, que estreou pela Aston Martin, chegou em terceiro e completou o podium
Publicado: 05/03/2023, 15:33
A temporada 2023 de Formula 1 começou semelhante à de 2022: com Max Verstappen dominando a corrida do GP do Bahrein e vencendo, com Sergio Perez, seu companheiro da Red Bull, chegando em segundo para completar a dobradinha da equipe campeã do ano passado. Contudo, depois da equipe dos energéticos, bastante coisa mudou, a ponto de Fernando Alonso, que estreou na Aston Martin neste domingo (5), chegar em terceiro após intensas brigas com a Ferrari de Carlos Sainz e com a Mercedes de Lewis Hamilton, que completaram o ‘top five’, respectivamente. A decepção ficou por conta justamente da Ferrari, com Charles Leclerc apresentando problemas de motor e abandonando quando estava em terceiro.
O atual bicampeão mundial não foi ameaçado por um segundo sequer. Após fazer a pole-position, Verstappen largou na ponta, arrancou bem e sempre se manteve em primeiro, não sendo ameaçado por Charles Leclerc, que se consolidou em segundo no início da prova, e nem por Perez. Entretanto, a Ferrari, apesar de se destacar no qualify com a terceira e quarta colocações isoladas, apresentou perda de ritmo no decorrer da corrida e os pilotos acabaram superados por rivais – entre eles, Sergio Perez, que caiu para terceiro na largada, mas recuperou a segunda posição na pista e terminou com uma vantagem de 36 segundos sobre Fernando Alonso.
Alonso, aliás, que largou em quinto, perdeu a posição na largada para Lewis Hamilton e também disputou com George Russell pela sexta colocação. A Mercedes apresentou um bom ritmo inicial, mas assim como as Ferraris, pareceu perder rendimento com o avançar das voltas devido a um desgaste excessivo dos pneus. Com isso, Alonso, em uma Aston Martin equilibrada, pode avançar, superar Hamilton e Sainz na pista, além de contar com a quebra do outro piloto da Ferrari para garantir a última vaga no podium. Corrida de destaque também para Lance Stroll, que mesmo com algumas limitações físicas após a queda de bicicleta e o pós-operatório no pulso, acabou em sexto, logo à frente de George Russell, que ficou em sétimo com a Mercedes. A primeira etapa mostrou um equilíbrio na disputa pela segunda força do campeonato entre Aston Martin, Ferrari e Mercedes.
Atrás do ‘segundo pelotão’, se destacou a Alfa Romeo. Bottas assegurou a oitava colocação e teve seu companheiro, Zhou, por várias voltas, andando junto dele. O chinês acabou apenas em 16º por uma decisão da equipe, de pará-lo na penúltima volta para que ele fizesse a volta mais rápida, tirando o ponto que era de Pierre Gasly, que chegou em nono com a Alpine. Caso isso não fosse feito, Gasly levaria três pontos para a casa, ao invés de dois. Com o oitavo lugar, Bottas fez quatro pontos – Zhou estava fora da zona dos pontos quando foi parado. Já Gasly fez a melhor corrida de recuperação do Grid, após ter largado na última colocação e escalado 11 posições.
O ‘top 10’ foi fechado por Alex Albon, que mais uma vez levou a Williams para os pontos. O carro, que se caracteriza por ser rápido em retas, se beneficiou dessa qualidade em uma pista favorável para carros mais velozes. O estreante Logan Sargeant, companheiro de Albon, foi o melhor ‘rookie’, terminando em 12º, em uma boa apresentação do norte-americano. Entre eles, ficou Yuki Tsunooda, o melhor colocado com a Alpha Tauri. O companheiro, Nyck de Vries acabou em 14º.
Os desempenhos mais fracos foram da Mclaren e da Haas. Lando Norris, da equipe britânica de Woking, terminanou apenas em 17º e último, duas voltas atrás de Verstappen, e Oscar Piastri fechou em 20º, após abandonar por problemas no carro. Já a Haas que foi para o Q3 e se classificou em 10º com o ‘reestreante’ Nico Hulkenberg, terminou em 13º com Magnussen e 15º com Hulkenberg. O alemão largou em décimo mas se envolveu em um toque na primeira volta, danificando bastante a asa dianteira (que posteriormente foi trocada), perdendo rendimento. Esteban Ocon, da Alpine, foi punido três vezes e acabou abandonando a corrida, fechando em 18º.
A próxima corrida ocorre no dia 19 de março, na Arábia Saudita.