Operário se despede da Série B com derrota para o Novorizontino
Rebaixado para a Série C do próximo ano, Fantasma perde em Vila Oficinas por 3x0 para equipe paulista
Publicado: 06/11/2022, 20:27
A temporada iniciada com ótimas expectativas pelo torcedor alvinegro terminou de forma melancólica. Na última rodada do Brasileirão da Série B, o Operário Ferroviário foi derrotado pelo placar de 3x0 pelo Novorizontino-SP, em jogo realizado no Estádio Germano Krüger, em Vila Oficinas. A partida aconteceu com os portões fechados e o Fantasma estava com time reserva. Jhony Douglas e Ronaldo marcaram no primeiro tempo para o Tigre. Paulinho ampliou o placar na segunda etapa.
Nada deu certo neste ano em Vila Oficinas. Foi o ano de maior investimento e com menores resultados. A gestão de futebol contratou equivocadamente e não teve a habilidade necessária para segurar no elenco jogadores como Marcelo, Silvinho e Thomas Santos. Este cenário foi ainda mais conturbado com as seguidas contusões. A saída do técnico Ricardo Catalá foi tão desastrosa quanto à contratação de Claudinei Oliveira. O retorno de Matheus Costa apenas confirmou novo erro.
Os números mostram o baixo rendimento da equipe. Dos 38 jogos realizados pela Série B, neste ano, o Operário obteve apenas 7 vitórias. Foram 13 empates e 18 derrotas. A equipe somou apenas 34 pontos e encerrou a competição na 19ª posição, com 34 pontos, à frente apenas do Náutico, o lanterna, que obteve 30 pontos. Brusque e CSA juntam-se às duas equipes para disputar a Série C, no próximo ano.
A última rodada também confirmou o retorno do Vasco da Gama à Série A, com Cruzeiro, Grêmio e Bahia, e o rebaixamento do CSA à Série C. O time carioca ganhou do Ituano, fora de casa, pelo placar de 1x0. O CSA foi derrotado pelo placar de 3x2, no Mineirão, pela Raposa. Ao final deste jogo, os atletas do Novorizontino comemoraram a permanência na Série B no gramado de Vila Oficinas. O time paulista dependia da vitória cruzeirense para não ser rebaixado.
Os pensamentos do Grupo Gestor já estão em 2023. Além de dispensar vários atletas, ao longo das últimas semanas, a diretoria anunciou a contratação do técnico Rafael Guanaes. Ele tem apenas 41 anos e chega com muita moral no interior do Paraná, principalmente por seu histórico recente. Em 2019, foi campeão Paranaense com o time de aspirantes do Athletico-PR, enquanto em 2021 subiu com o Tombense-MG, na Série C e logo em seguida foi contratado para ser auxiliar fixo do Cruzeiro na gestão de Ronaldo Fenômeno. Também dirigiu alguns times paulistas, como Joseense, União São João, São Carlos, Monte Azul e Votuporanguense.
Resultados da última rodada
Grêmio 3x0 Brusque
Náutico 0x1 Ponte Preta
Criciúma 2x0 Tombense
Sampaio Correa 2x1 Londrina
Guarani 1x0 Chapecoense
CRB 1x1 Bahia
Ituano 0x1 Vasco
Cruzeiro 3x2 CSA
Vila Nova 0x0 Sport
Operário 0x3 Novorizontino