Debate do Grupo aRede terá pool de veículos e participação de entidades
Evento proporcionará enfrentamento de propostas entre Elizabeth Schmidt e Mabel Canto; evento tem início às 20h e será retransmitido por vários canais de comunicação da cidade
Publicado: 23/10/2024, 18:33
Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) estarão frente a frente, na noite desta quinta-feira (24), para confrontar ideias e propostas para governar Ponta Grossa. O encontro entre as candidatas à Prefeitura Municipal ocorre no estúdio do Grupo aRede, que promoverá o grande debate eleitoral do segundo turno das eleições municipais. A exemplo do que ocorreu no debate que antecedeu o primeiro turno, quando mais de 150 mil pessoas foram alcançadas, a expectativa é de que o evento alcance grande parte dos eleitores e os auxilie na tomada de decisão perante a urna, no próximo domingo (27).
Segundo o diretor do Grupo aRede, jornalista Eloir Rodrigues a realização do debate é um compromisso assumido pelo grupo de comunicação para o fortalecimento da democracia e de todo o processo eleitoral. “É um momento importante para Ponta Grossa, para as duas candidatas concorrentes à Prefeitura e também para os eleitores ponta-grossenses”, ressalta Rodrigues. O jornalista ainda enfatiza que a promoção do debate, às vésperas do 2º turno das eleições, que acontece neste domingo (27), oportuniza à Elizabeth Schmidt e Mabel Canto um momento ímpar para mostrar à população quem tem as melhores propostas e quem está mais preparada para administrar uma cidade com um orçamento de quase R$ 2 bilhões. “Os eleitores poderão avaliar as propostas que serão apresentadas e, dessa forma, decidirão em quem vão votar”, finaliza.
A atual prefeita de Ponta Grossa e candidata à reeleição, Elizabeth Silveira Schmidt (União Brasil), também agradeceu a oportunidade de apresentar propostas possibilitada pelo debate do Grupo aRede. “Fico muito feliz em ter mais uma oportunidade de discutir as propostas e falar sobre os avanços de Ponta Grossa, nesses últimos três anos e dez meses”, disse. Ela ainda parabenizou o grupo de comunicação pela iniciativa. “Aproveito também para parabenizar toda a equipe do Portal aRede pela grande cobertura das eleições”, finaliza a candidata à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
A deputada estadual e candidata à prefeita, Mabel Corá Canto (PSDB), agradeceu a oportunidade de debater Ponta Grossa e convidou a população para acompanhar o evento. “Quero convidá-los para assistir ao debate do Portal aRede entre as candidatas ao segundo turno, aqui em Ponta Grossa”. Ela também aproveitou a oportunidade para falar sobre a relevância do debate para o pleito. “Momento importante para que você possa ouvir as propostas e definir o seu voto”, finaliza.
REGRAS DO DEBATE - Uma reunião ocorrida na sede do Grupo aRede junto dos representantes de cada candidata, na última quinta-feira (17), definiu as regras do debate. Alberto Portugal compareceu em nome de Elizabeth Schmidt, enquanto Thalmy Pedroso e Jairo Cajal Júnior representaram Mabel Canto.
O debate terá seis blocos. O primeiro será de apresentação das candidatas. Os blocos 2 e 5 serão reservados para confrontos diretos entre Elizabeth e Mabel. Nesses dois blocos, as perguntas serão feitas entre as prefeituráveis, cada uma terá 12 minutos para argumentar e, por conta própria, deverão controlar o tempo que será cronometrado. Elas poderão debater os temas que acharem pertinentes.
O terceiro bloco será destinado para as entidades de Ponta Grossa, que farão as perguntas para as candidatas. Cada representante de entidade poderá fazer uma pergunta, na sequência, haverá sorteio da candidata para decidir quem responderá antes. Após a primeira candidata responder, a outra poderá opinar sobre a resposta e, por último, a candidata que respondeu por primeiro poderá falar novamente. Cada candidata terá a oportunidade de falar por primeiro em duas perguntas. O tempo para a pergunta será de 1 minuto, enquanto o tempo para a resposta será de 1 minuto e 30 segundos e o tempo para réplica e tréplica será de 1 minuto.
O quarto bloco será de perguntas de tema livre entre as candidatas. Quatro perguntas serão realizadas entre as candidatas, cada uma delas terá direito de fazer duas perguntas. A primeira a perguntar será sorteada. O tempo para a pergunta será de 1 minuto; o tempo para a resposta será de 1 minuto e 30 segundos; já o tempo para réplica e tréplica será de 1 minuto.
O sexto e último bloco servirá para as considerações finais das candidatas, no qual cada uma terá dois minutos para as considerações finais.
Caso uma candidata se sinta ofendida em algum momento por outra candidata, deverá fazer o seu pedido de direito de resposta ao mediador, que repassará aos advogados que acompanharão o debate a convite do Grupo aRede. A equipe jurídica que fará o acompanhamento do debate é do escritório João Paulo Nascimento Advogados Associados - os advogados que integram a equipe são: Thiago Maciel Ribas, Ricardo Amaral e Rafael Serra Hoeldtke, especialistas em Direito Eleitoral.
POOL DE VEÍCULOS - O debate será transmitido ao vivo em todas as plataformas digitais do Portal aRede e do Jornal da Manhã. A cobertura do debate inicia às 18h30. Preliminarmente ao confronto de ideias entre as candidatas, jornalistas do Grupo aRede e convidados debaterão o cenário político de Ponta Grossa e destacarão a expectativa dos temas que deverão ser debatidos entre Elizabeth Schmidt e Mabel Canto. As candidatas iniciam as discussões no estúdio do Grupo aRede às 20h.
Além disso, outros oito veículos de comunicação do município retransmitirão o debate, entre eles estão as rádios Lagoa Dourada 105.3 FM, Sant’Ana 89,7 FM e Princesa 87,9 FM. Os portais Em PG é Assim, Doc.com, Mareli Martins Jornalismo Político, D' Ponta News e Mz Notícia também participam do pool de veículos que retransmitirão o debate.
ESQUEMA DE SEGURANÇA - Um evento político de tamanha proporção requer um esquema que garanta a segurança de todos os envolvidos. O Grupo aRede oficiou as autoridades da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito sobre a realização do debate. As forças de segurança darão o suporte necessário para a manutenção do bem-estar dos presentes, sobretudo durante a chegada e saída das candidatas e seus acompanhantes ao prédio do Grupo aRede. Além disso, no interior da sede do grupo de comunicação haverá uma equipe de segurança particular.
Entidades de Ponta Grossa participarão do debate do Grupo aRede e ressaltam importância do evento - clique e confira.