PG tem mais de 75 mil 'votos perdidos' na disputa da Prefeitura | aRede
PUBLICIDADE

PG tem mais de 75 mil 'votos perdidos' na disputa da Prefeitura

Número é superior à quantidade de votos conquistados por Mabel Canto (PSDB), a candidata mais votada no primeiro turno, em Ponta Grossa

Infográfico mostra números das eleições, em Ponta Grossa
Infográfico mostra números das eleições, em Ponta Grossa -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mais de 62 mil ponta-grossenses não compareceram às urnas, no último domingo (6). O número representa 23,98% do eleitorado. O percentual se assemelha com o do pleito de 2020, quando 23% dos cidadãos aptos a votar não exerceram este direito. Contudo, o dado demonstra um aumento em relação aos pleitos municipais de 2012 e 2016.

O levantamento é baseado nas fontes divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi realizado por Lauro Padilha, que é um articulador político de Ponta Grossa, e que já presidiu alguns partidos na cidade. Padilha explica que o motivo pelo qual faz este levantamento é de que sempre ficou chateado em ver que as pessoas deixam de votar. Para ele a cidade perde com isso. “Perde deputados, perde bons vereadores e até bons prefeitos”, disse.

Lauro Padilha afirma que no início dos anos 2000 tentou, por vezes, convencer entidades de Ponta Grossa a fazer campanhas pelo voto e dar cursos sobre a importância do voto. “Mas nunca consegui. Então faço o levantamento todos os anos”, destacou.

Infográfico mostra números das eleições, em Ponta Grossa
Infográfico mostra números das eleições, em Ponta Grossa |  Foto: Arte/Geverson Cunha/Grupo aRede.
  

VOTOS EM VEREADORES - Os dados também revelam que para os votos em candidatos a vereadores, 12.815 cidadãos votaram em branco (4,9%), 7.455 anularam o voto (2,8%) e 958 foram anulados sob judice (0,3%).

Contudo, o número que mais chama a atenção neste levantamento resulta da soma dos votos nulos, brancos e das abstenções, que foi de 62.213, dessa forma os 'votos perdidos', ou seja, os votos que não foram computados para nenhum candidato ou legenda foram 82.483, o que representa 31,79% do eleitorado.

VOTOS PARA PREFEITO - Se for considerar somente os votos para prefeito, entre os mais de 197 mil votantes, 6.473 anularam o voto (2,5%) e 6.554 votaram em branco (2,5%). Dessa forma, a soma dos 'votos perdidos' é de 75.240. Para se ter um comparativo, a candidata à prefeita que foi mais votada no primeiro turno em Ponta Grossa, Mabel Canto (PSDB), obteve 51.338 votos; já sua oponente, Elizabeth Schmidt (União) 50.684 votos.

HISTÓRICO DE ABSTENÇÕES - Se em 2024 o número de abstenções foi de 23,98% e, em 2020, foi de 23%, nos dois pleitos municipais anteriores os percentuais foram os seguintes: em 2016, 9,3% dos eleitores não compareceram e, em 2012, 15,2% dos cidadãos aptos a votar não foram para as urnas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE