Marcelo Rangel quer governar Ponta Grossa pela terceira vez
O ex-prefeito e atual deputado estadual governou o município entre 2013 e 2020. Com o apoio do governador Ratinho Junior, Rangel busca o terceiro mandato
Publicado: 05/10/2024, 09:26
Formado em direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1994, o deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) é empresário, radialista e apresentador de programas da Rádio Mundi FM.
Aos 54 anos, Rangel está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele foi eleito pela primeira vez em 2006 e pela segunda vez em 2010, atuou como Deputado Estadual com destaque nas áreas de saúde, educação e proteção animal.
Em 2012, Marcelo foi eleito pela primeira vez prefeito de Ponta Grossa. Em 2016, foi reeleito. Um dos legados como prefeito de Ponta Grossa foi a construção de dezenas de escolas com ensino em tempo integral, promovendo uma grande transformação da Educação no município. Além disso, outras ações como a criação do Pronto Atendimento Infantil (PAI), construção de superpostos de Saúde nos bairros, e a criação de espaços de lazer, como o Lago de Olarias, também foram marcas da administração.
Como deputado estadual, Rangel atuou na elaboração e criação de várias leis. Entre elas, a que determina a execução do Hino Nacional e do Paraná em todos os eventos esportivos realizados no Estado, contribuindo para o estimulo à civilidade. Também trabalhou na criação da lei que inclui a oximetria de pulso, o “Teste do Coraçãozinho”, nos exames obrigatórios realizados em recém-nascidos nas maternidades e casas hospitalares mantidos pelo Estado do Paraná.
O parlamentar atuou também para aprovação de uma PEC que disciplina com maior rigor a utilização de animais em pesquisas científicas, combatendo a crueldade com os animais (situação que ficou conhecida como “caso dos beagles”, em Maringá).
Em 2020, Marcelo Rangel assumiu como Superintendente Geral de Inovação do Paraná e também o cargo de CEO do Conselho Estadual do Paraná 4.0, reunindo as maiores empresas de tecnologia e inovação do Estado.
Em 2022 foi eleito deputado estadual para o seu terceiro mandato. Contudo, em janeiro de 2023, após convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior, licenciou-se do cargo de deputado para assumir a gestão da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), onde atuou até maio de 2024, quando voltou ao cargo de parlamentar.
Como secretário de Estado, lançou o Programa ‘Óculos Amigo’, que auxilia na inclusão de alunos com cegueira total na rede estadual de ensino, com o uso de um dispositivo de inteligência artificial fabricado em Israel. O projeto beneficiou centenas de alunos, promovendo inclusão social, auxiliando no aprendizado e garantindo a autonomia e melhora a qualidade de vida dos estudantes.
Sob o seu comando, a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, iniciou a implantação das Salas Multidisciplinares. O espaço, implantado em vários municípios do Paraná, é voltado a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Atualmente, Marcelo Rangel atua como deputado estadual e é candidato a prefeito de Ponta Grossa pelo PSD, nas próximas eleições de outubro de 2024.
PROPOSTAS - Desde o início da campanha, Marcelo Rangel deixou bem clara a sua intenção de reabrir o Pronto Socorro e o Pronto Atendimento Infantil (PAI), logo nos primeiros meses de 2025, com apoio do Governo do Estado. “O fechamento do Pronto Socorro e do PAI causou um grande caos na Saúde em Ponta Grossa. Isso é inaceitável, pois quando deixamos a prefeitura tudo estava funcionando normalmente. Vamos trabalhar desde o início da gestão para a reabertura do que estava funcionando”, disse Rangel.
Outra proposta defendida pelo candidato desde o início da campanha eleitoral, e que inclusive consta no seu plano de governo, é a implantação da rede de atenção à saúde da pessoa idosa. “Vamos construir o Hospital do Idoso, em parceria com o governador Ratinho Júnior, para ser uma referência na saúde da pessoa idosa. Assim, vamos garantir atendimento e tratamento de patologias de maior complexidade e problemas específicos de saúde”, ressaltou.
Durante as visitas aos bairros e as conversas com a população, foram surgindo novas propostas ao longo da campanha. Uma delas é a criação do “Aluguel Social” para beneficiar mulheres vítimas de violência doméstica, uma vez que o número de ocorrências tem aumentado nos últimos anos. “É uma ideia excelente que surgiu de uma reunião que fizemos com um grupo de mulheres, e que vamos adotar como ação de governo. Fui criador da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, e entendemos que esse tema é importantíssimo. A prefeitura pode pagar o benefício do “Aluguel Social” através da Secretaria da Família e dessa forma proporcionar independência para mulheres vítimas de violência doméstica, que muitas vezes não tem pra onde ir e se obrigam a voltar pra casa, tendo que enfrentar o risco da violência”, explicou.
Outra proposta apresentada por Marcelo Rangel diz respeito ao transporte público. O candidato defende que a prefeitura assuma a gestão financeira do sistema, para melhorar a qualidade do serviço prestado. Rangel explica que com isso, será possível ampliar e implantar novos benefícios para a população, como por exemplo, o “passe atleta”, para que eles possam usar o transporte gratuitamente para ir a treinos ou competições locais. “Atualmente a prefeitura paga cerca de R$ 4 milhões por mês de subsídio para a empresa de transporte e os serviços não agradam a população. Nós vamos fazer um transporte público mais moderno, efetivo e principalmente mais humano, por que as pessoas merecem respeito”, disse o candidato.
O material com o perfil do candidato é da assessoria