Primeira mulher prefeita, Elizabeth busca reeleição para concluir projetos | aRede
PUBLICIDADE

Primeira mulher prefeita, Elizabeth busca reeleição para concluir projetos

Candidata pela coligação 'A Força da Verdade' (União Brasil/MDB) tem como vice o Pastor Moisés Faria e possui ampla trajetória política

Aos 73 anos, Elizabeth Schmidt (União) busca segundo mandato como prefeita de Ponta Grossa
Aos 73 anos, Elizabeth Schmidt (União) busca segundo mandato como prefeita de Ponta Grossa -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Primeira prefeita da história bicentenária de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) é candidata à reeleição pela coligação 'A Força da Verdade'. O vice é Pastor Moisés Faria (MDB). Responsável por conduzir a transformação de Ponta Grossa, Elizabeth, aos 73 anos de idade, tem como missão manter o pleno desenvolvimento da cidade que se tornou nos últimos quatro anos a principal economia do interior do Paraná.

A prefeita enaltece os números alcançados à frente da gestão municipal: geração recorde de empregos, com mais de 4 mil postos de trabalho gerados só neste ano; maior polo industrial do interior do estado; investimento nunca antes visto na Guarda Municipal, com aumento do efetivo; ampliação de vagas em creches; Rede Municipal de Ensino com aulas de inglês e robótica; pavimentação nova em todos os bairros; mais médicos para atendimento à população; construção de novos superpostos e da nova UPA em Uvaranas; além de repasse recorde para o atendimento de entidades sociais.

"Trabalhei nos últimos anos para transformar a 'antiga' Ponta Grossa em uma cidade maior, melhor e mais humana. Tenho a missão de continuar este trabalho, fazendo a diferença na vida das pessoas", afirma Elizabeth, que nasceu, estudou, casou e sempre viveu em Ponta Grossa. É filha de Alberto e Edelzira Silveira. Casada há 44 anos com Lourival Schmidt, e mãe de três filhos. Ingressou na política nos anos 2000.

De 2005 a 2012 foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo na gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho. Entre 2015 e 2016 foi Secretária Municipal de Administração, acumulando com a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos. Em 2016 foi eleita a primeira vice-prefeita de Ponta Grossa e também assumiu a presidência da Fundação Municipal de Turismo. Em 2020 fez história, sendo eleita a primeira mulher prefeita da cidade.

Trouxe para a política a experiência de quem atua desde os 18 anos de idade na área da educação. Formou-se em pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde trabalhou de 1985 a 2010. Pela mesma Universidade tornou-se especialista e Mestre em Educação. Também foi professora do Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, de 1970 a 1995.

Esta mesma bagagem, Elizabeth carregou para ser atuante na sociedade e fazer a diferença por Ponta Grossa. Participou dos Conselhos Municipais do Patrimônio Cultural, de Educação e do FUNDEF. Foi presidente fundadora do Conselho da Comunidade e sócia-fundadora do Rotary Club de Ponta Grossa Uvaranas, além de membro do Centro Cultural Profº Faris Michaele de Ponta Grossa.

"É uma honra ter sido escolhida pelos ponta-grossenses para ser a primeira prefeita da cidade que tanto amo e conduzir este desenvolvimento. Uma missão que continua", destaca Elizabeth. "Espero para este domingo um processo eleitoral limpo e que cada pessoa exerça livremente seu ato de cidadania. Nossa campanha foi baseada na verdade, mostrando a transformação que fizemos em Ponta Grossa", conclui.

PROPOSTAS - Elizabeth quer avanços na transformação de Ponta Grossa. A candidata do União Brasil tem entre suas propostas investir mais R$ 700 milhões em pavimentação, novas ligações interbairros e duplicações de importantes avenidas como a Siqueira Campos, Aldo Bonde, Pedro Wosgrau e Valério Rochi (já em andamento).

Para mais eficiência na Saúde, a meta é implantar a Gestão Plena e gerir todos os recursos do SUS, além de construir o Centro de Saúde no antigo Mercado Municipal, a UPA Oficinas, quatro policlínicas, quatro bases descentralizadas do SAMU e duplicar o Centro da Criança - que passará a ser o SuperPai. Em parceria com o Senador Sérgio Moro, Elizabeth quer ainda mais transparência na administração pública e irá criar a Agência Municipal de Combate à Corrupção.

Outras propostas são descentralizar a administração no programa ‘Resolva!’, com a implantação de polos nos bairros mais populosos para acesso aos serviços da Praça de Atendimento, e também implantar o ‘Capaz!’, iniciativa que irá oferecer crédito para Microempreendedores Individuais (MEIs). Já na segurança, o objetivo é contratar mais 300 guardas municipais, criar a Polícia Municipal e a Divisão Antidrogas, além de implantar os Grupamentos de Proteção aos Idosos e de Patrulha Rural.

Na Educação, Elizabeth quer construir mais quatro novos CMEIs e duas novas escolas municipais, além de ampliar os programas English for Kids e os Laboratórios de Aprendizagem Criativas (LACs) para todas as escolas; outra proposta é a construção da nova sede do CIAC Superação - que já atende crianças autistas e com algum tipo de deficiência.

O material com o perfil da candidata é da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE