Aliel e Magno debatem sobre a cultura de Ponta Grossa e seu futuro
Aliel Machado (PV) e Magno Zanelato (Novo) apresentam ideias para descentralizar a cultura e aumentar investimentos no setor
Publicado: 03/10/2024, 21:41
Os candidatos a prefeito de Ponta Grossa, Aliel Machado (PV) e Magno Zanelato (Novo), debateram sobre cultura no Portal aRede nesta quinta-feira (3). Para Aliel Machado, é preciso descentralizar a cultura e levar os fazedores de cultura para os bairros. “Temos cantores, músicos e tudo isso é uma riqueza que a população de Ponta Grossa tem que cuidar”, afirmou. O candidato também ressaltou a importância de trazer recursos federais para a cultura da cidade. “Tive a oportunidade de trazer a ministra da cultura para Ponta Grossa, para trazer novidades para o setor. Como colocar o recurso de R$ 500 mil reais para o próprio promific para os fazedores terem acesso direto”, disse.
Já Magno destacou a necessidade de fazer um diagnóstico da cultura na cidade. “Pegando essas lideranças e qual a necessidade de cada uma delas, criando uma assessoria de cultura que nós pudéssemos ir atrás dos fomentos e incentivo nas formações em nível estadual e nacional”, afirmou. O candidato também defendeu o aumento do orçamento para a Secretaria de Cultura. "Precisamos ter o cuidado com todos os tipos de cultura, nós temos muitos editais que estão voltando e a prefeitura precisa ajudar para que os fazedores de cultura consigam agir", disse.
DEBATE - Nesta quinta-feira (3), os cinco candidatos à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa se reuniram no estúdio do Grupo aRede para o último debate antes do primeiro turno das eleições. Marcelo Rangel (PSD), Magno Zanellato (Novo), Aliel Machado (PV), Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (União) participaram da discussão, que contou com regras previamente definidas e acompanhamento jurídico de especialistas em Direito Eleitoral.
O evento, organizado pelo Grupo aRede, é considerado um momento crucial para os eleitores ponta-grossenses conhecerem melhor as propostas dos candidatos e definirem seus votos para os próximos quatro anos de gestão municipal. Durante a cobertura, o Grupo aRede conta com uma equipe de mais de 20 jornalistas acompanhando os bastidores e preparando conteúdo em tempo real para as plataformas digitais do veículo.