Professora Heloisa lidera com 51,14% em Cândido de Abreu | aRede
PUBLICIDADE

Professora Heloisa lidera com 51,14% em Cândido de Abreu

A candidata do PL está na frente do atual prefeito e candidato à reeleição, conforme consulta feita pelo instituto ‘London Pesquisas’

Professora Heloisa (PL) desponta na disputa eleitoral em Cândido de Abreu
Professora Heloisa (PL) desponta na disputa eleitoral em Cândido de Abreu -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consulta eleitoral feita pelo instituto ‘London Pesquisas’, aponta a candidata Professora Heloisa (PL) na primeira colocação da corrida para comandar da Prefeitura de Cândido de Abreu, nos próximos quatro anos. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Heloisa lidera com 51,14% na pesquisa estimulada, contra 43,18% de Renan (PSD). O percentual entre aqueles que não souberam responder ou não opinaram é de 5,11%. E 0,57% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou nulo. A consulta feita pelo instituto ‘London Pesquisas’ teve uma amostragem de 352 eleitores do município de Cândido de Abreu e ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 5,59% para mais ou para menos, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-01643/2024.

A pesquisa estimulada – na qual Professora Heloisa lidera com 51,14%, numa vantagem de quase 8 pontos percentuais – é aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores consultados. Já na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes), a candidata do PL também desponta na frente com ampla vantagem. Ela atinge 44,89% das intenções dos eleitores, somando mais de 7 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o candidato Renan, que figura com 37,78%. O número de eleitores que não sabem ainda em quem votar ou não responderam é de 17,33% nesse cenário da consulta espontânea.

Ainda foi questionado ao eleitorado de Cândido de Abreu se o voto é definitivo ou se pode mudar até o dia das eleições. A maioria dos entrevistados, 48,86% afirmou que é definitivo, enquanto 30,40% disse que ainda pode mudar. Os outros 20,74% não souberam responder ou não opinaram.

HISTÓRICO - Para o pleito de outubro, os munícipes de Cândido de Abreu se deparam com um cenário político semelhante ao das Eleições de 2020. Isso porque os dois candidatos mais votados da última disputa voltaram a concorrer à Prefeitura.

De um lado está o atual prefeito, Renan Menck Romanichen (PSD), que tem 38 anos. Do outro, Professora Heloisa Ivaszek Jensen (PL), que foi a segunda mais votada no pleito de 2020. No último pleito, o resultado da eleição terminou com 38,18% para Renan, contra 31,94% de Professora Heloísa e 29,87% de Marcílio, que era o terceiro candidato na disputa.

Além do PSD, a coligação que apoia Renan, conta com os partidos Republicanos, MDB, União, Avante e foi denominada ‘Mais Trabalho! Mais Resultado!’ A chapa tem como candidato à vice-prefeitura Newton Rodrigo Kudrek Souza (Republicanos). Em 2020, Renan teve dos 3.409 votos, o que correspondeu a 38,18% do eleitorado.

Por sua vez, Professora Heloisa, que tem 62 anos, representa a oposição política do atual governo. Ela conta com o apoio dos partidos PP, Solidariedade, PDT, além do PL, no qual é filiada. A coligação tem o nome de ‘Cândido de Abreu para Frente e Todos para o Bem’. Como vice de Heloisa, a chapa conta com Marcílio Alberton (PP).

Uma curiosidade interessante é que Professora Heloisa acumula vasta experiência na política, visto que foi prefeita por dois mandatos seguidos, entre 2009 e 2016, do município de Nova Tebas, na região noroeste do Paraná. Depois disso, ela migrou para Cândido de Abreu, onde tentou a Prefeitura em 2020. Além disso, Heloisa disputou as Eleições de 2022 para o cargo de deputada federal e ficou como suplente pelo PP.

MP INVESTIGA CRIME DE CORRUPÇÃO NO MUNICÍPIO - Em plena corrida eleitoral, na qual os eleitores vão decidir quem governará Cândido de Abreu nos próximos quatro anos, o Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) ajuizou no final de setembro, uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra oito pessoas investigadas na 'Operação Chão de Giz'. A ação apura a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa, fraude a licitação, lavagem de ativos e peculato, entre outros. A medida foi proposta pelo Núcleo de Guarapuava do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e pela Promotoria de Justiça de Cândido de Abreu.

Entre os requeridos, estão o ex-prefeito, o ex-secretário de Administração e o pregoeiro do Município de Cândido de Abreu (todos da gestão 2013-2016 e 2017-2020), investigados por fraude à licitação realizada pela administração municipal em 2017 para a aquisição de mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), material utilizado na execução de serviços de “tapa buracos” nas ruas da cidade.

A fraude praticada, apontaram as investigações, tinha como finalidade beneficiar a empresa vencedora do certame. Os outros cinco réus são empresários de um mesmo grupo que teriam simulado concorrer entre si nesta e em várias outras licitações do ramo, com o objetivo de fixar o preço das licitações e frustrar a competitividade dos procedimentos em que atuavam.

ENRIQUECIMENTO - Além da fraude à licitação, a ação civil também menciona que, nos anos seguintes à concorrência, de 2017 a 2020, o ex-secretário de Administração teria recebido dos empresários R$ 18,5 mil em propina. Buscando ocultar os pagamentos, foram utilizadas contas bancárias de outras pessoas, que funcionaram como “laranjas”, como a filha do ex-secretário. Quanto ao ex-prefeito, ele teria recebido indevidamente R$ 422.477,58 entre 2017 e 2022, também pagos por meio de pessoas vinculadas aos réus com o fim de ocultar os ilícitos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE