Douglas Modesto dispara com 81,8% em Ipiranga | aRede
PUBLICIDADE

Douglas Modesto dispara com 81,8% em Ipiranga

Pesquisa do ‘Instituto Opinião’ considera os votos válidos e aponta o prefeito e candidato à reeleição com ampla vantagem na corrida pela Prefeitura

O candidato à reeleição para a Prefeitura de Ipiranga pelo Partido Liberal está com ampla vantagem na corrida eleitoral
O candidato à reeleição para a Prefeitura de Ipiranga pelo Partido Liberal está com ampla vantagem na corrida eleitoral -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consulta eleitoral feita pelo ‘Instituto Opinião’ aponta o atual prefeito e candidato à reeleição Douglas Modesto (PL) na liderança e com larga vantagem na disputa pela Prefeitura de Ipiranga. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Modesto atinge 81,8% das intenções de votos, contra apenas 18,2% de Jaime Lenha (União). Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 450 eleitores do município de Ipiranga e ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de 4,5%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A sondagem está registrada no TSE sob o número PR-09051/2024.

Em um cenário que também considera os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), aponta o seguinte panorama: Douglas Modesto tem 76,5% do eleitorado e Jaime Lenha conta com 17,1% das intenções de voto. Entre aqueles que estão indecisos a estatística aponta 3,4%, enquanto 0,9% disseram que votariam em branco ou anulariam. Apenas 2,1% preferiu não opinar.

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos para o entrevistado), Modesto figura com 72% das intenções dos eleitores, quanto Jaime Lenha aparece com 14,3% dos votos. Ainda na sondagem espontânea, 9,5%, não souberam dizer em quem votariam ou não opinaram. Além disso, 3,7% dos entrevistados disseram que anulariam o voto e 0,6% afirmou que votaria em ‘outro candidato’.

Douglas Modesto também tem a menor taxa de rejeição entre o eleitorado ipiranguense, com 16,5%, segundo a consulta do Instituto Opinião. Já quando se pergunta aos eleitores “se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você jamais votaria”, a pesquisa revela um elevado índice de rejeição do candidato Jaime Lenha. Ele alcança 71,3% de rejeição.

METODOLOGIA - O Instituto Opinião realizou a pesquisa com equipe própria, que foi devidamente capacitada e treinada para este perfil de coleta e tratamento de dados. Os 450 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto, e foram selecionados mediante sorteios aleatórios, com critério de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica. Entre os entrevistados, 52% são do sexo masculino e 48% do sexo feminino. Entre eles, 24% tem entre 45 a 59 anos, 21% tem idade de 35 a 44 anos, mesmo percentual para o público de 25 a 34 anos. Além disso, 19% tem mais de 60 anos e 15% tem de 16 a 24 anos. O nível de escolaridade aponta que 72% dos entrevistados tem até o 9º ano, 22% possuem Ensino Médio Completo e 6% contam com formação Superior.

HISTÓRICO - Douglas Modesto tem 40 anos. Para a eleição do próximo domingo, ele conta novamente com Ivonete Costa (Podemos) como candidata a vice-prefeita. Eles lideram a coligação ‘Ipiranga agora é de todos’ que também conta com os partidos MDB, Avante e PSB. No pleito de 2020, Modesto foi eleito com 54,27% do eleitorado contra 40,03% de seu principal adversário na época, Luiz Blum. Contudo, a carreira política de Modesto começou bem mais cedo, quando ele tinha apenas 20 anos, em 2004, foi eleito vereador para Câmara de vereadores do município dos Campos Gerais.

Jaime Lenha tem 62 anos. Ao seu lado, como candidato a vice-prefeito na chapa, ele conta com Ernestinho (PSD). A dupla encabeça a coligação ‘Diálogo e Seriedade’, que também conta com o apoio do Republicanos. Lenha disputou a Prefeitura de Ipiranga em 2012, mas obteve apenas 25,64% e foi derrotado por Roger Selski.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE