Pesquisa aponta Lucas Machado na liderança com 71% em Reserva
Estudo da 'Alpha7 Pesquisas' considera os votos válidos e aponta o candidato do Podemos com ampla vantagem na disputa pela Prefeitura
Publicado: 23/09/2024, 15:35
O candidato à reeleição para a Prefeitura de Reserva, Lucas Machado (Podemos), lidera com larga vantagem as intenções de voto no município para o pleito de outubro. Isso é o que aponta a consulta eleitoral realizada pela ‘Alpha7 Pesquisas’. Conforme a sondagem, registrada na Justiça Eleitoral, Lucas soma 71,12% das intenções de votos, contra 19,25% de Ricardo Hornung (União) e 9,63% de Chogo Fukuda (Cidadania). Os números consideram apenas os votos válidos, ou seja, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, seguindo o critério utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração da eleição em todo País. A pesquisa teve uma amostragem de 402 eleitores do município de Reserva e ocorreu entre os dias 18 e 19 de setembro. A margem de erro é de 4,9%, e a confiabilidade dos dados coletados é de 95%. A consulta está registrada no TSE sob o número PR-08706/2024.
No cenário da pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos e também são considerados os eleitores indecisos e aqueles que anulariam o voto, a pesquisa aponta o seguinte panorama: Lucas Machado aparece com mais da metade da preferência do eleitorado, com 56,97% dos votos, contra 15,42% de Ricardo Hornung e 7,71% de Chogo Fukuda. Entre aqueles que não sabem ou não responderam o percentual é de 16,92 e 2,99% disseram que votariam em branco ou anulariam.
Outro dado revelado pelo estudo da ‘Alpha7 Pesquisas’ é sobre os eleitores que já decidiram o voto. Foi questionado para eles se “o voto é definitivo ou pode mudar até a eleição?”. A maioria dos entrevistados, 71,89%, afirma que o voto é definitivo, enquanto 27,36% ainda pode mudar.
O relatório da pesquisa aponta ainda que Lucas Machado tem a menor taxa de rejeição. Dentre os eleitores consultados, 32,59% disseram que "não rejeita nenhum deles", 24,88% responderam que "não votaria de jeito nenhum" em Chogo Fukuda, outros 14,68% disseram que não votam em Ricardo Hornung e apenas 9,70% não votariam em Lucas Machado.
METODOLOGIA - A ‘Alpha7 Pesquisas’ realizou a pesquisa com equipe própria, que foi devidamente capacitada e treinada para este perfil de coleta e tratamento de dados. Os 402 entrevistados têm mais de 16 anos, em condição de voto. O método de pesquisa utilizado é a amostragem probabilística domiciliar, selecionado a amostra em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os setores onde as entrevistas serão realizadas, através do método de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), tendo como base o número de moradores em cada um desses setores. No segundo estágio foi feita a seleção dos entrevistados utilizando-se quotas proporcionais ao perfil da população em relação ao sexo, faixa etária e grau de instrução. A base de dados utilizados foi do TSE, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
HISTÓRICO - Lucas Machado (Podemos) tem 32 anos. Na disputa pela Prefeitura de Reserva, em 2020, ele foi eleito com 44,78% dos votos. Para o pleito de outubro deste ano a vice da chapa de Lucas é Ana Maria Pachalki (PSD), que é a atual vice-prefeita, a coligação liderada por eles ainda conta com o apoio do PL e se denomina ‘Juntos Podemos Mais’.
Ricardo Hornung (União) tem 41 anos. Ele se candidatou para prefeito em 2020, mas ficou em terceiro na votação, com 17,19% do eleitorado. Em 2016, ele foi eleito vice-prefeito ao lado de Neto, que era o titular da chapa. Para a atual disputa, o vice de Ricardo é Alisson Martins (PP) e a coligação é denominada ‘Uma Reserva Democrática, Livre, Prospera E Justa’, que também conta com o MDB, Solidariedade e Federação Brasil da Esperança.
Chogo Fukuda (Cidadania) tem 73 anos. É a primeira vez que Fukuda disputará um cargo eletivo conforme a Justiça Eleitoral. O vice da chapa é Carlinho Souza (PSDB). Em Reserva, a Federação PSDB/Cidadania não conta com apoio de outros partidos.