Justiça Eleitoral de PG convoca mais de 3 mil mesários
A maioria dos mesários chamados se inscreveram de forma voluntária. Aqueles que exercem a função também asseguram diversos tipos benefícios
Publicado: 18/09/2024, 00:30
Para que a principal etapa do processo democrático seja realizada, que é o ato de votar, a Justiça Eleitoral conta com o apoio indispensável de mesárias e mesários. Para o pleito deste ano, em Ponta Grossa, as Zonas Eleitorais convocaram mais de 3 mil mesários para trabalharem nas eleições. A maior parte deles se inscreveu de forma voluntária para a função.
A reportagem do Portal aRede consultou cada uma das três Zonas Eleitorais de Ponta Grossa para obter os dados a respeito do quantitativo de mesários. A 14ª Zona Eleitoral, informou que serão necessários 1.056 mesários; na 15ª Zona Eleitoral, 1.132 pessoas trabalharão na função, em ambas as Zonas Eleitorais cerca de 80% dos mesários serão voluntários. Já na 139ª Zona Eleitoral, o número de mesários convocados é de 1.100, sendo que 55% deles se inscreveram de forma voluntária. Dessa forma, as zonas eleitorais de Ponta Grossa convocaram 3.288 mesários para trabalharem nos dias 6 e 27 de outubro.
Os mesários já foram devidamente treinados para o exercício da função. Aqueles que foram convocados para a presidência da Mesa Receptora e para a função de 1º mesário receberam a capacitação de forma presencial, nas dependências do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa. Já para as funções de 2º Mesário e 1º Secretário o treinamento foi feito de maneira remota.
VANTAGENS DOS MESÁRIOS - Entre as vantagens de ser mesária ou mesário, estão o auxílio alimentação no valor de R$ 60,00, direito a dois dias de folga por cada dia de atuação, e, caso previsto em edital, vantagem de desempate em concursos públicos. No Paraná, quem trabalhar nas eleições também tem direito a meia-entrada. Além disso, os estudantes universitários ganham pelo menos 30 horas extracurriculares (por turno) ao atuarem como mesárias e mesários nas eleições, caso a faculdade tenha aderido ao projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga). Trata-se também de uma forma dos jovens aprenderem sobre o voto consciente e a confiabilidade do processo eletrônico de votação.
Com informações do TRE-PR