Justiça Eleitoral se articula para a preparação das urnas eletrônicas
Em Ponta Grossa, o processo de 'geração de mídias' ocorre entre a próxima sexta-feira (20) e domingo (22). Já a lacração das urnas acontece na última semana do mês
Publicado: 17/09/2024, 01:30
A Justiça Eleitoral do Paraná se mobiliza durante esta semana para realizar as cerimônias de geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas. Essas mídias se tratam do sistema utilizado no dia da Eleição, junto dos dados dos candidatos. Depois disso a etapa seguinte é a de ‘carga e lacração’, esse segundo procedimento ocorre em três diferentes datas nas Zonas Eleitorais de Ponta Grossa.
O cronograma prevê que a ‘geração das mídias’ aconteça, em todas as Zonas Eleitorais do Estado do Paraná, entre a próxima quarta-feira (19) podendo se estender até 1º de outubro. Em Ponta Grossa, o processo deve acontecer entre sexta-feira (20) e domingo (22). A dinâmica se trata de uma cerimônia pública, normalmente realizada nos Cartórios Eleitorais. A geração de mídias é a gravação dos dados necessários em espécies de pen-drive para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições, em três formatos: mídia de carga, que contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e candidatas que concorrerão às eleições; mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação; mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Depois das mídias serem geradas ocorre a cerimônia de preparação das urnas, isto é, a carga e lacração dos dispositivos. É o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, com a presença de representantes dos partidos políticos, da OAB e do Ministério Público, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos.
ETAPAS - No que diz respeito ao processo de ‘carga e lacração’, a primeira etapa é a preparação das urnas. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, usada para gravar os dados das urnas, geralmente se é utilizada uma espécie de pen-drive. A segunda etapa envolve a carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação. As urnas são testadas para garantir que todos os seus componentes estão funcionando corretamente e concluem a sua configuração com todos os dados necessários para ser utilizada no dia da votação. Após receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
ZONAS ELEITORAIS DE PG - Ponta Grossa contará com 870 urnas nas eleições de outubro. O município conta com três Zonas Eleitorais: a 14ª, a 15ª e a 139ª. O procedimento de ‘carga e lacração’ ocorrerá em dias diferentes em cada uma delas. Entre os dias 24 e 25 de setembro, as urnas da 14ª Zona Eleitoral recebem os dados, depois, entre 26 e 27, é a vez da 15ª Zona Eleitoral. Por fim, entre 28 e 29 deste mês, a 139ª Zona Eleitoral passa pelo processo de de instalação nas urnas dos dados gerados na cerimônia de geração de mídias.
Com informações do TRE-PR