Mabel Canto buscará diálogo com Governos Estadual e Federal
Candidata participou de sabatina do Grupo aRede e destacou principais propostas para a Prefeitura de Ponta Grossa
Publicado: 20/08/2024, 20:46
A candidata Mabel Canto (PSDB) foi sabatinada nesta terça-feira (20) pelo Grupo aRede, destacando suas principais propostas e falando sobre temas importantes para o futuro de Ponta Grossa, como apoio a políticas sociais, transporte coletivo, saúde e reestruturação viária do Centro do município. “Sou conhecida como filha do Jocelito e ele desde a infância me ensinou desde pequena as coisas certas, sempre estivemos voltados a questão social e sempre vamos continuar”, iniciou sua fala a candidata ao Executivo de Ponta Grossa detalhando porque deveria assumir o cargo pelos próximos quatro anos, afirmando que deverá buscar diálogo com os poderes.
SAÚDE - Uma das principais falas durante os questionamentos enfrentados por Mabel Canto diz respeito ao seu projeto para a saúde municipal. A candidata afirmou que ele tem o objetivo de tirar a dependência da prefeitura do Governo Estadual do Paraná. "Para construir o novo hospital municipal, podemos usar a linha de crédito disponível para o município. Além disso, temos orçamento para isso, assim como fizeram para construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas", afirmou a candidata à Prefeitura de Ponta Grossa sobre seu projeto de um novo hospital municipal.
Falando sobre a Unidade de Pronto Atendimento, a candidata Mabel Canto também foi questionada sobre a polêmica envolvendo seu nome e a construção da nova unidade no Uvaranas, na qual sua assessora na Assembleia Legislativa votou contra a medida. "Eu nem sabia da votação, a Gizelle Cheremeta não me questionou sobre a decisão e, se tivesse questionado, eu teria dito para votar a favor. Ela é técnica e votou conforme argumentos técnicos sobre o assunto", disse a candidata ao destacar que não teve nenhuma relação com o voto contrário à construção da UPA Uvaranas.
COMUNIDADE - Como já mencionado em planos de governo anteriores, a candidata afirmou que uma das prioridades é a assistência social, um ponto que tanto ela quanto seu pai, Jocelito Canto, consideram importante para entender a política municipal e levar isso aos diferentes bairros de Ponta Grossa. “Meu pai me ensinou e sempre colocou isso como um ponto principal, esse apoio para a população e projetos de assistência social, então queremos levar as políticas públicas para dentro dos bairros ao longo de todo o município”, detalhou a candidata Mabel Canto.
TRANSPORTE - Uma das polêmicas envolvendo a Prefeitura de Ponta Grossa está relacionada ao transporte coletivo. Isso porque o atual governo tentou fazer uma nova licitação do transporte, que acabou impugnada pela Viação Campos Gerais (VCG), que apontou diversos problemas no documento. “Nós não concordamos com a renovação do contrato com a concessionária devido à demora e à superlotação dos ônibus. Portanto, pretendemos fazer um novo contrato que tenha qualidade e, caso a licitação não termine este ano, iniciar um estudo com entidades e comunidade para tratar do assunto já na transição de governo”, afirmou.
EDUCAÇÃO - Um dos principais projetos do grupo de Mabel, que também traz mudanças para como os estudantes do ensino municipal têm acesso aos uniformes escolares. A candidata quer deixar de lado a licitação e colocar nas mãos dos pais a compra da vestimenta por meio de voucher para realizar compras em empresas privadas do município. "Saímos para pesquisar sobre como seria possível passar por esses problemas de licitação que deram errado, como ocorreu agora, e encontramos um modelo em São Paulo que tem milhares de alunos. Se lá funciona, aqui também deve funcionar, já que as empresas vão brigar entre si e isso baixará o preço e melhorar a qualidade", afirmou ela.
APOIO - Nas eleições de 2024, os eleitores também encontrarão um cenário diferente das eleições de 2020, quando a candidata também disputava o cargo e acabou perdendo no segundo turno. Isso porque havia um grande apoio do deputado Aliel Machado (PV). Agora, os dois devem se enfrentar nas urnas eletrônicas, algo que não era nem imaginável nas últimas eleições municipais. “O Aliel, ainda na época, não queria se lançar candidato e acabou falando conosco, pois já tinha um grupo formado e nós aceitamos e acabamos no mesmo grupo. Mas não vejo problemas agora, tanto que se ele quiser nos apoiar no segundo turno será bem-vindo”, afirmou a candidata.
AGENDA - A terceira sabatina da série do Grupo aRede é com a candidata à reeleição Elizabeth Schmidt (União Brasil). Ela destaca que buscará usar o espaço para falar sobre o futuro de Ponta Grossa. "Eu quero convidar a todos para acompanhar a sabatina [...] Parabéns ao Portal aRede e toda sua equipe pela iniciativa em promover este encontro com os candidatos", disse. A sabatina com Elizabeth terá início a partir das 19 horas e será transmitida no site, no YouTube e Facebook do Portal aRede.