Disputa acirrada marcará Eleições em Cândido de Abreu
Renan Romanichen (PSD) e Professora Heloisa (PL) voltarão a se enfrentar nas urnas pela chefia do Executivo
Publicado: 08/08/2024, 03:30
Para o pleito de outubro, os munícipes de Cândido de Abreu se deparam com um cenário político semelhante ao das Eleições de 2020. Isso porque os dois candidatos mais votados da última disputa voltarão a concorrer à Prefeitura.
De um lado está o atual prefeito, Renan Menck Romanichen (PSD). Do outro, Professora Heloisa Ivaszek Jensen (PL), que foi a segunda mais votada no pleito de 2020.
Além do PSD, a coligação que apoia Renan, conta com os partidos Republicanos, MDB, União, Avante e foi denominada "Trabalho! Mais Resultado!" A chapa tem como candidato à vice-prefeitura Newton Rodrigo Kudrek Souza (PSD). Em 2020, Renan teve dos 3.409 votos, o que correspondeu a 38,18% do eleitorado.
Por sua vez, Professora Heloisa representa a oposição política do atual governo. Ela conta com o apoio dos partidos PP, Solidariedade, PDT, além do PL, no qual é filiada. A coligação tem o nome de "Cândido de Abreu para Frente e Todos para o Bem". Como vice de Heloisa, a chapa conta com Marcílio Fermiano Alberton (PL).
Uma curiosidade interessante é que Professora Heloisa foi prefeita por dois mandatos seguidos, entre 2009 e 2012, do município de Nova Tebas, na região noroeste do Paraná. Depois disso, ela migrou para Cândido de Abreu, onde tentou a Prefeitura em 2020. Além disso, Heloisa disputou as Eleições de 2022 para o cargo de deputada federal e ficou como suplente pelo PP.
Até o momento, no site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, as atas das convenções dos partidos de Cândido de Abreu não foram registradas. Contudo, as duas candidaturas citadas na reportagem foram solicitadas e, por tanto, destacadas na matéria.