Homem que matou a namorada em Araucária é preso no Espírito Santo
Homem fugiu após o crime, tentou se matar, e se entregou à polícia após decreto de prisão preventiva
Publicado: 16/01/2026, 18:07

O suspeito de matar a namorada dentro de um apartamento em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, foi preso no Espírito Santo. Ezequiel Zacarias Costa se apresentou à polícia após ter a prisão preventiva decretada e será transferido para o Paraná, onde responderá pelo crime.
A vítima, Josefa Ferreira de Araújo Vital, de 42 anos, foi encontrada morta na noite do último dia 2, no apartamento onde morava, no bairro Capela Velha.
O corpo estava sobre a cama, com um corte profundo na região anterior do pescoço, compatível com esgorjamento, e já em estado de decomposição, devido ao tempo decorrido desde a morte e às condições climáticas.
Durante a perícia, foram encontradas marcas de sangue nas paredes do quarto, tufos de cabelo no chão e sinais de luta corporal. Segundo a investigação, o relacionamento entre Josefa e Ezequiel era marcado por brigas constantes e ciúmes por parte do homem.
No final do ano passado, Josefa havia retomado a convivência com Ezequiel, mas, após uma nova discussão, ela desapareceu. Dias depois, o carro da vítima foi localizado em Betim, em Minas Gerais, o que levantou ainda mais suspeitas sobre o paradeiro do companheiro.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva de Ezequiel. Os advogados dele entraram em contato com a delegacia de Araucária informando que o suspeito estava no Espírito Santo, onde acabou localizado na cidade de Viana.
Segundo o delegado Eduardo Kruger, responsável pelo caso, Ezequiel foi encontrado em situação delicada.
“Ele estava escondido na cidade de Viana. Foi constatado que ele tinha tentado suicídio, estava com os pulsos cortados, foi levado ao médico e agora vai responder ao crime detido. Esperamos que, concluído o inquérito, o Ministério Público ofereça denúncia e ele vá a júri popular”, afirmou à Ric RECORD.
Ezequiel será transferido para o Paraná nos próximos dias e ficará à disposição da Justiça para responder pelo crime em Araucária.
Com informações da Banda B, parceira do Portal aRede




















