Itamaraty abre concurso com 60 vagas para diplomatas
Cebraspe será a banca organizadora; salários iniciais chegam a R$ 22,5 mil
Publicado: 26/01/2026, 21:59

O Cebraspe foi oficialmente contratado para organizar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata 2026, conforme publicação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) nesta segunda-feira (26). Junto com a contratação, foram divulgados o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do certame.
O concurso oferecerá 60 vagas para o cargo de Terceiro-Secretário, a classe inicial da Carreira de Diplomata do Serviço Exterior Brasileiro. Dessas vagas, 30% serão reservadas a candidatos negros, indígenas e quilombolas, de acordo com a Lei nº 15.142/2025, e 5% serão destinadas a pessoas com deficiência.
O contrato com o Cebraspe tem vigência de 12 meses e valor estimado em R$ 1,85 milhão. O cronograma prevê conclusão de todas as etapas até 2 de julho de 2026, com homologação do resultado final prevista para a primeira quinzena de junho.
Candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e escritas. Os aprovados deverão realizar exames pré-admissionais de aptidão física e mental sob responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores.




















