Inédito: Defesa Civil emite alerta extremo para São Paulo | aRede
PUBLICIDADE

Inédito: Defesa Civil emite alerta extremo para São Paulo

Aviso máximo foi enviado pela primeira vez na capital paulista, neste sábado (17). Objetivo é alertar população sobre tempestades severas

O alerta extremo, por sua vez, ativa um som mais longo, de aproximadamente 10 segundos, e semelhante a uma sirene
O alerta extremo, por sua vez, ativa um som mais longo, de aproximadamente 10 segundos, e semelhante a uma sirene -

Publicado por Iolanda Lima

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Defesa Civil de São Paulo enviou um alerta extremo para tempestades na capital paulista, neste sábado (17). Essa foi a primeira vez que a cidade recebeu um alerta desse nível. O aviso foi direcionado às zonas sul e leste da capital, por volta das 18h, durante o avanço de uma chuva intensa com alto potencial de riscos à população.

Na capital, a população se acostumou a receber alertas severos, que consistem em um bip sonoro único acompanhado de uma vibração no celular. O alerta extremo, por sua vez, ativa um som mais longo, de aproximadamente 10 segundos, e semelhante a uma sirene. O objetivo é orientar a população a adotar medidas de autoproteção, evitando áreas de risco, vias alagadas e deslocamentos desnecessários durante o período crítico.

“Considerando o grande volume de chuva dos últimos dias, a triste ocorrência de ontem envolvendo o casal de idosos e a possibilidade de transbordamento de córregos, nosso time de meteorologista decidiu pelo envio do alerta extremo para que toda a população seja alertada sobre os riscos”, explicou o tenente Maxwel Souza, porta-voz da Defesa Civil.

Mais cedo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura paulistana colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos. As regiões da Mooca, Ipiranga e Santo amaro foram colocadas em estado de alerta devido ao transbordamento de córregos.

Em apenas uma hora, a capital registrou quase 50 milímetros de chuva, volume classificado como chuva extrema, de acordo com os critérios da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O acumulado elevado em curto intervalo de tempo provocou ao menos 12 pontos de alagamento.

Casal desaparecido após enxurrada

Na manhã deste sábado, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo do homem que teve o carro arrastado por uma enxurrada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, durante o temporal que atingiu a cidade nessa sexta-feira (16).

Marcos da Mata, de 68 anos, estava dentro de um HB20 branco com a esposa, Maria Deusdete, de 67, na avenida Carlos Caldeira Filho, quando o veículo foi atingido pela força das águas. O momento foi registrado por uma testemunha (assista acima). A mulher permanece desaparecida.

Protesto por desaparecimento de casal

Moradores da zona sul de São Paulo organizaram um protesto após estragos causados por enchentes na região, especialmente no entorno da avenida Carlos Caldeiras Filho, no Campo Limpo, onde um casal teve o carro arrastado por uma enxurrada após forte temporal.

“Ano após ano sofremos danos enormes por causa das enchentes. Vidas, casas, carros, dignidade… Sobrevivemos, e a cada nova enchente só piora”, diz a convocação.

“Decidimos nos juntar e fazer uma manifestação pacífica, a fim de sermos notados e exigir políticas públicas que amenizem nosso sofrimento e também como forma de solidariedade por todos que sofrem com a consequência desse descaso.”

O desaparecimento do casal foi citado pela deputada estadual Ediane Maria (PSol) em um pedido para que um inquérito civil investigue as condutas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e do consórcio “CG- JZ- Carlos Caldeira”, especialmente em projetos de controle de enchentes.

No documento, a deputada alega que a região sofre com alagamentos recorrentes, com consequências graves para a população, enquanto obras como a canalização do córrego Água dos Brancos e a construção de um sistema de microdrenagem no Capão Redondo encontram-se atrasadas.

“Trata-se de um problema antigo, para o qual foram pensadas medidas para solucionar, mas que não vêm sendo executadas a contento pelo ente municipal e pelo consórcio responsável”, afirmou Ediane Maria.

Segundo os bombeiros, o corpo do homem foi encontrado no rio Pinheiros, próximo à ponte Edson Godoi, no sentido Interlagos. O filho esteve no local e reconheceu o corpo do pai. A esposa e o carro ainda são procurados, mas as buscas foram encerradas e serão retomadas ao nascer do sol no domingo (18). A Defesa Civil informou que acompanha as ocorrências em todo o estado e atua de forma integrada com os demais órgãos.

Com informações do Metrópoles 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right