Fisiculturista morre afogado ao tentar nadar de praia até ilha no ES
Leonardo Souza tentava atravessar nadando até a Ilha de Pituã quando submergiu e não resistiu. Fisiculturista estava acompanhado de um amigo
Publicado: 14/01/2026, 07:52

Um fisiculturista morreu afogado na tarde desta terça-feira (13) ao tentar atravessar nadando da faixa de areia até a Ilha de Pituã, na Praia de Itapuã, em Vila Velha, na Grande Vitória (ES). A distância entre os dois pontos é de cerca de 300 metros.
A vítima foi identificada como Leonardo Souza (foto em destaque), de 30 anos. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha, ele fazia a travessia acompanhado de um amigo quando passou a apresentar dificuldades para continuar nadando. Ao perceber a situação, o amigo começou a pedir socorro.
Equipes de guarda-vidas entraram no mar para prestar atendimento, mas Leonardo submergiu. Ele foi localizado aproximadamente dez minutos após o início das buscas.
Durante a procura, um pescador que estava próximo ao local acionou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pediu apoio a um mergulhador. Com máscara e nadadeiras, o homem entrou na água e conseguiu localizar a vítima, que já não apresentava sinais de vida.
Os guarda-vidas realizaram manobras de reanimação e o Samu foi acionado, mas o fisiculturista não resistiu.
Em nota, a Polícia Científica do município informou que o corpo foi encaminhado pelo próprio Samu ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, onde passará por necropsia antes de ser liberado para a família.
Nas redes sociais de Leonardo, há registros de títulos conquistados em diversas categorias do fisiculturismo entre 2017 e 2024.
Um dos salva-vidas que atuou no resgate, Weslen Wagner, fez um alerta sobre os riscos da travessia até a ilha. “Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas infelizmente veio a óbito. O local é aparentemente tranquilo. O rapaz era jovem, personal e atleta. Galera, vamos respeitar nossos limites e pedir orientações aos guarda-vidas quando chegarem às praias”, escreveu.
Informações: Metrópoles




















