Moraes anula decisão da Câmara e determina cassação imediata de Carla Zambelli
Deputada, condenada pelo STF por invasão de sistemas do CNJ, perde o mandato após decisão que reverte votação realizada pela Câmara
Publicado: 11/12/2025, 22:22

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta quinta-feira (11) a decisão da Câmara dos Deputados e determinou a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Durante a madrugada, 227 deputados haviam votado a favor da cassação, 110 foram contra e 10 se abstiveram — número insuficiente para atingir os 257 votos necessários, o que levou ao arquivamento da representação. A decisão do STF reverteu esse cenário.
Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do Supremo a 10 anos de prisão por invadir, junto com o hacker Walter Delgatti Neto, sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A deputada está presa na Itália, depois de fugir do Brasil. Mesmo impedida de exercer o mandato, ela o manteve até agora graças ao apoio de parte dos parlamentares.
A condenação, proferida em maio, apontou que Zambelli e Delgatti adulteraram documentos do CNJ. Ambos foram considerados culpados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica na Ação Penal 2428. Delgatti recebeu pena de oito anos e três meses de prisão, também em regime inicial fechado.
Além das penas de prisão, eles foram condenados ao pagamento de R$ 2 milhões por danos materiais e morais coletivos. Pela legislação eleitoral, tanto Zambelli quanto Delgatti estão inelegíveis desde o momento da condenação e permanecerão assim até oito anos após o cumprimento das penas.
Com informações do Metrópoles





















