Imagem de Nossa Senhora Aparecida surge em tronco de árvore: ‘Ficamos emocionados’
A madeira fazia parte de uma limpeza rotineira em um terreno cuja proprietária mora em Chapecó
Publicado: 15/10/2025, 15:15

Um acontecimento misterioso e comovente tem mobilizado os moradores de Vargem Bonita, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Durante o corte de árvores de pinus em uma propriedade rural da cidade, na quinta-feira (9), trabalhadores encontraram o que acreditam ser uma formação natural com o formato de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
O episódio, que aconteceu às vésperas do feriado de 12 de outubro, data dedicada à santa, ganhou um significado ainda mais forte para os fiéis e rapidamente se tornou assunto nas redes sociais.
Segundo Solange Esteves, moradora local e esposa e mãe dos trabalhadores que faziam o corte, o momento foi inesquecível.
“Ele chamou o pai e, quando olhamos juntos, parecia mesmo a imagem da santa. Ficamos emocionados, era algo muito bonito e inesperado”, contou.
A madeira fazia parte de uma limpeza rotineira em um terreno cuja proprietária mora em Chapecó. Mas o que seria apenas mais um dia comum de trabalho se transformou em um momento de fé e comoção. Moradores da região foram até o local para ver o tronco de perto e muitos classificaram o fato como um “sinal divino”.
Nas redes sociais, o registro da madeira com o formato da santa foi amplamente compartilhado, acompanhado de mensagens de devoção e agradecimento. Fiéis destacaram a coincidência da descoberta ocorrer justamente na véspera do feriado da padroeira e afirmaram acreditar que o episódio “não foi coincidência”.
Ainda não há explicação científica para a formação encontrada, mas, para os moradores de Vargem Bonita, a fé fala mais alto. O tronco, agora guardado com cuidado pela família, se tornou símbolo de esperança e espiritualidade na pequena cidade.
Devoção que atravessa séculos
A fé em Nossa Senhora Aparecida é uma das mais profundas expressões religiosas do Brasil. A devoção começou em 1717, quando pescadores encontraram a imagem da santa no Rio Paraíba do Sul. Desde então, inúmeros relatos de graças e milagres são atribuídos à padroeira.
Em 1929, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, e o Santuário Nacional, em Aparecida (SP), tornou-se um dos maiores centros de peregrinação do mundo.
Com informações de Banda B, parceira do Portal aRede.