Inmet emite alerta sobre ondas de calor e chuvas intensas nesta segunda | aRede
PUBLICIDADE

Inmet emite alerta sobre ondas de calor e chuvas intensas nesta segunda

Região Sul do país enfrenta a terceira onda de calor do ano que deve se estender até quarta-feira (26); 19 estados podem enfrentar chuvas

Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025
Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025 -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Regiões do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas elevadas em razão de uma nova onda de calor, que se estende até Santa Catarina. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o destaque é para o centro-oeste gaúcho, onde os termômetros devem atingir cerca de 40°C.

Para as faixas leste e norte do Rio Grande do Sul, incluindo áreas de Santa Catarina, foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor, com início nesta segunda-feira (24/2) e previsão de duração até quarta-feira (26/2).

Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essa condição deve abranger uma área extensa.

ALERTA PARA TEMPESTADES - Além dos avisos para ondas de calor, o Inmet emitiu outros cinco alertas para tempestades, sendo três deles de cor laranja, o que representa “perigo” e outros dois de coloração amarela, que apontam para o “perigo potencial” da chuvas.

Ao todo, são 19 estados de todas as regiões do país que podem registrar chuvas.

ONDE CHEGAM AS CHUVAS: Alerta de perigo: Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo;Alerta de perigo potencial: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right