Pai e filho são reanimados após se afogarem e sofrerem parada cardiorrespiratória no PR
As vítimas retornaram ao ritmo cardíaco com uma diferença de 11 minutos e foram socorridas em estado gravíssimo ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá
Publicado: 22/02/2025, 20:41

Pai e filho, de 44 e 14 anos, respectivamente, foram socorridos em estado gravíssimo após se afogarem e sofrerem uma parada cardiorrespiratória, neste sábado (22), em Pontal do Paraná, no litoral do Estado. As vítimas moram em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas se afogaram por volta das 14h30 em uma área não protegida por guarda-vidas, nas proximidades do entreposto Guapê/Atami. Quando as equipes chegaram ao local, pai e filho já haviam sido retirados do mar por banhistas.
Enquanto os bombeiros realizavam manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) nas vítimas, uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) pousou no local.
“A vítima de 14 anos apresentou retorno ao ritmo cardíaco às 15h05min, após intervenção da equipe médica do Falcão 08”, informou o Corpo de Bombeiros.
Já o pai dele, que foi atendido por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), teve o restabelecimento do ritmo cardíaco às 15h16.
Ambas as vítimas foram estabilizadas e transportadas para o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os dois tiveram um afogamento de grau 6, onde a vítima apresenta parada cardiorrespiratória, ou seja, o coração e a respiração pararam.
Ao menos 13 bombeiros militares auxiliaram no socorro às vítimas.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça a importância da escolha de áreas protegidas por guarda-vidas para o banho de mar e permanece à disposição da sociedade para o cumprimento de sua missão em prol da segurança e preservação da vida”, alertou a corporação.
Informações: Banda B, parceiro do Portal aRede