Asma e plaquetopenia: entenda quadro que levou papa a piora grave | aRede
PUBLICIDADE

Asma e plaquetopenia: entenda quadro que levou papa a piora grave

Vaticano confirmou piora do papa Francisco, que teve de passar por transfusão de sangue. “Estado é crítico”, diz comunicado

O líder religioso já havia sido diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões na última terça-feira (18)
O líder religioso já havia sido diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões na última terça-feira (18) -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O papa Francisco teve uma piora na manhã deste sábado (22). Segundo comunicado do Vaticano, uma crise de asma intensa e queda abrupta de plaquetas levou o religioso a uma piora significativa - veja aqui.

O papa recebeu transfusão de sangue e o fluxo de oxigênio da ventilação mecânica foi aumentado intensamente. “O estado de saúde do Santo Padre continua crítico e o papa não está fora de perigo”, afirmou o comunicado.

CRISE DE ASMA - O líder religioso já havia sido diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões na última terça-feira (18) e não tem conseguido respirar por conta das crises de asma.

Quando as crises ocorrem desta forma, segundo o otorrinolaringologista Olavo Mion, elas costumam ser consequência de um quadro infeccioso. “Quando o quadro de asma é agravado, as vias aéreas ficam mais estreitas e o fluxo de ar é reduzido, exigindo tratamento imediato”, explica.

QUEDA NA PRODUÇÃO DE SANGUE - Além disso, exames de sangue revelaram plaquetopenia, condição caracterizada pela queda no número de plaquetas, associada a anemia. Para estabilizar o quadro, foram necessárias transfusões de sangue.

A condição ocorre quando uma infecção debilita a capacidade do corpo de produzir as próprias células sanguíneas. Apesar de permanecer vigilante e passar o dia sentado, Francisco está mais debilitado do que nas últimas 24 horas.

“O desenvolvimento de plaquetopenia, cujas pintinhas vermelhas na pele são características, pode apresentar a necessidade de transfusão sanguínea em casos hemorrágicos, sua forma mais grave”, explica o hematologista Carmino de Souza, diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Para pacientes com asma e plaquetopenia, o acompanhamento médico regular é essencial. Segundo o Vaticano, o prognóstico (tempo de sobrevida esperado) do papa atualmente é “reservado”.

Informações: Metrópoles

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right