Médica suspeita de dar falsos diagnósticos de câncer é denunciada
Médica teria falsificado laudos e realizado procedimentos em pacientes para retirada de supostas células cancerígenas; há 38 vítimas
Publicado: 31/10/2024, 10:23
A médica Carolina Fernandes Biscaia Carminatti, suspeita de fornecer falsos diagnósticos de câncer de pele a pacientes em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, foi denunciada pelo Ministério Público na segunda-feira (28) por pelo menos quatro crimes: exercer profissão ou atividade econômica, ou anunciar que a exerce sem preencher requisitos por lei, lesão corporal, estelionato e falsidade ideológica.
De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça de Pato Branco, a denúncia é referente a pelo menos 38 vítimas que teriam sido enganadas pela médica. Segundo a Polícia Civil, a médica recebia pacientes para consultas dermatológicas referentes a problemas de pele e apontava pintas no corpo que seriam células cancerígenas.
Em seguida, Carolina recolhia material para a realização de biópsia e, quando o laudo retornava, a paciente era chamada para uma nova consulta para que tivesse acesso a um laudo falsificado, que constava positivo para câncer. A médica que se apresentava como dermatologista, diz a polícia, chegava a realizar procedimentos para a retirada das supostas células cancerígenas.
Os pacientes relataram uma “forte pressão psicológica” realizada pela médica para que fizessem os procedimentos indicados por ela durante a consulta, sendo que os pagamentos deveriam ser efetuados no ato. Ela também vetava o uso de planos de saúde.
Segundo o Ministério Público, a denúncia ainda não foi recebida pelo Juízo. A Justiça deverá analisar o caso e decidir se aceitará ou não a denúncia.
Com informações da Banda B