Meta AI: Saiba como usar a inteligência artificial do WhatsApp
Usuários já se aventuram pela tecnologia que está no WhatsApp, Facebook e Instagram, mas alguns se frustram com os resultados
Publicado: 31/10/2024, 08:36
Nas últimas semanas, a inteligência artificial (IA) da Meta chegou ao Brasil e já se tornou popular entre os usuários. A Meta AI, que está no WhatsApp, Facebook e Instagram, pode servir como uma espécie de Google dentro desses aplicativos.
A partir de comandos, é possível pedir recomendações de passagens aéreas ou montar uma série de treinos personalizada. No entanto, nem sempre a tecnologia entrega o que os usuários pedem. Isso porque o robô virtual é extremamente literal ao gerar o conteúdo solicitado. O Globo testou a ferramenta. Veja como usar e como a Meta AI pode te ajudar no cotidiano.
Anunciada no mês passado pelo CEO e fundador da Meta, Mark Zuckerberg, a tecnologia de IA generativa responde diferentes tipos de perguntas e pedidos, que vão além da criação de imagens e podem ajudar os usuários a encontrarem mais rápido o que querem na internet. O lançamento do serviço ocorreu após a empresa resolver pendências com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Em geral, a ferramenta atende bem aos comandos. No entanto, usuários que desejam gerar imagens podem se frustrar com o resultado. O problema é que o chatbot é bastante literal e não entende algumas figuras de linguagem, o que significa que ele fará exatamente o que o usuário descrever.
Por exemplo, se você pedir para a IA gerar uma imagem com o Homem Aranha plantando bananeira, o resultado será o super-herói plantando uma muda da árvore que produz bananas.
Testamos a Meta AI e separamos alguns comandos que podem ser úteis e facilitadores para as tarefas do dia a dia. Veja algumas ocasiões testadas.
Consigo achar as passagens mais baratas pela Meta AI?
Se você planeja fazer uma viagem e precisa achar a passagem com o melhor preço basta pedir a IA. No entanto, o serviço da Meta não pode enviar links de sites de compra. Veja como o recurso te ajuda:
Clique no círculo da Meta AI que fica no canto inferior da tela para começar uma conversa;
Na conversa, peça para que IA separe as melhores opções de voos, detalhando de onde você sairá, qual será o destino final, em qual dia e horário desejado. Não deixe de especificar o que for importante para você na filtragem, pois a tecnologia se baseará no seu comando;
O chat te dará algumas opções, no entanto, ele não enviará o link do site para a compra;
Escolha uma opção, peça para que a IA te dê instruções de como achar o link da passagem com aquelas condições e siga o passo a passo para encontrá-la.
Consigo uma série de treino personalizada pela Meta AI?
A ferramenta, que chegou para competir com o ChatGPT, o chatbot mais usado no mundo, também consegue elaborar uma rotina de treinos de acordo com as suas necessidades. Para conseguir o processo não muda muito, veja:
Clique no círculo da Meta AI que fica no canto inferior da tela para começar uma conversa;
Na conversa, peça para que IA monte uma série de treino para você, especificando quantos anos tem, quais resultados deseja alcançar e sua disponibilidade durante a semana. Não deixe de especificar o que for importante para você, pois a tecnologia se baseará no seu comando;
O chat te enviará um plano de exercícios detalhado, mas também aconselha seguir orientações de profissionais.
Lembrando que é importante contar com a supervisão de um profissional de educação física ao iniciar uma atividade física.
Como conseguir uma receita pela Meta AI?
O chatbot da empresa de Zuckerberg também te envia as receitas que pedir, incluindo o passo a passo e dicas para iniciantes. Veja como fazer:
Clique no círculo da Meta AI que fica no canto inferior da tela para começar uma conversa;
Na conversa, peça para que IA te envie uma receita que deseja cozinhar. Para melhorar o comando, detalhe o que deseja o máximo possível;
O chat listará os ingredientes que vai precisar, como será o modo de preparo e algumas dicas sobre a receita.
Ainda não tem Meta AI no telefone?
Caso ainda não tenha o serviço no seu WhatsApp, Facebook e Instagram, fique tranquilo. Depois de vários questionamentos de internautas sobre a ausência dos recursos nos seus celulares, a Meta explicou que a tecnologia está sendo liberada "de forma gradual" para todos os usuários do WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger. Então não tem jeito, é preciso esperar.
A tecnologia é ativada de maneira automática, ou seja, não há como ativar manualmente o recurso. No entanto, caso a Meta AI ainda não tenha aparecido para você no WhatsApp, Facebook e Instagram, a única recomendação é atualizar o aplicativo e aguardar pela liberação do recurso. Veja como atualizar o aplicativo no Android e no iPhone (iOS):
No Android, basta abrir a Google Play Store. Lá, você buscará os aplicativos pela barra de pesquisa. Após encontrá-los, você verá o botão “Atualizar”, se houver uma nova versão disponível do aplicativo. Depois, é só apertar esse botão e esperar o update para checar se a Meta AI apareceu por lá.
No IPhone (IOS), o processo não muda muito. Acesse a App Store e clique sobre sua foto de perfil, no canto superior direito da tela. Após, deslize a tela para baixo até encontrar a aba de atualizações. Na sequência, clique em “Atualizar”, caso o botão esteja disponível no ícone dos aplicativos em questão e cheque se a Meta AI apareceu por lá.
Informações: O Globo