Dom Bruno participa da Assembleia dos Bispos em Francisco Beltrão
A Assembleia acontecerá a partir desta terça-feira (24) até dia 26, na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
Publicado: 23/09/2024, 15:53
“Uma oportunidade de nos encontrar e rezar juntos. Os bispos têm essa missão de rezar pelo povo, refletir e propor caminhos de evangelização, de caminhada de fé para o povo de Deus. A Assembleia é oportunidade de os bispos avaliarem o caminho percorrido, em que podemos avançar, o que devemos melhorar, enfim, momento de avaliação, e, principalmente de oração”. Assim resume o bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, a realização da Assembleia dos Bispos do Paraná, que acontecerá a partir desta terça-feira (24) até dia 26, na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
Devem participar todos os Arcebispos e Bispos das 18 arqui/dioceses do Regional Sul 2 da CNBB e da Metropolia e Eparquia ucranianas, com sede no Paraná; o padre administrador diocesano da Diocese de Campo Mourão, padre Genivaldo Barboza; o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente interino da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Emerson Detoni.
Ao falar da Assembleia, Dom Bruno lembrou como Jesus reunia os apóstolos para rezar com eles e descansar também. “A proposta é nos reunir para rezar e refletir sobre a missão que nos é confiada. Juntos, com o povo, em tempos de evangelização, de muitos paradigmas, pensar como nós vamos ajudar a propor, junto dos padres, a evangelização dos povos. Temos também que nos preparar para o ano que vem, o Jubileu. Será uma oportunidade para refletir e avaliar como nós vamos propor caminhos de vivência do Jubileu da Esperança”, adianta o bispo.
Segundo Dom Bruno, o Papa Francisco quer animar e convidar os fieis a viver a esperança. "Todos foram atingidos, principalmente, pela vivência da pandemia, pelo sofrimento, que atingiu tantas pessoas, igualmente, atingiu a Igreja...e o Papa convida a propor caminhos para viver a esperança, a lembrar que Deus não decepciona, que Deus sempre propõe caminhos de fé e de esperança”, ressalta.
A Assembleia terá início no final da tarde de terça-feira, com a missa na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, que será aberta à comunidade. Nessa missa, serão celebrados os 60 anos da fundação do Regional Sul 2 da CNBB. Os Missionários Redentoristas, responsáveis pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, irão presentear a CNBB com uma imagem da santa, com um manto personalizado comemorativo dos 60 anos. Cada bispo também receberá, de um crismando da Diocese, uma cruz peitoral personalizada.
“Momento de parada. Primeiro lugar para rezar, depois para avalizar propostas de caminhos de pastoral em conjunto. Pensar como a Igreja enfrenta os desafios de evangelização das cidades, das famílias, das crianças, dos adolescentes. Como vamos sonhar, propor caminhos para evangelizar, que é a missão da Igreja”, frisa o bispo Dom Bruno.
Com informações da assessoria de imprensa.