Mapa ao vivo mostra chegada de ciclone no sul do país; veja
Previsão indica que o tempo instável deve permanecer durante toda a semana, com chuvas e forte vendaval
Publicado: 20/09/2024, 14:37
A região sul do Brasil está sob a influência de um ciclone extratropical que chegou ao estado do Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira (20). Conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a previsão é de chuva durante toda a semana, com intensidade variando de moderada a forte em algumas regiões.
A frente fria associada ao ciclone já causou precipitação na maioria do estado gaúcho, e a tendência é que a instabilidade se intensifique nos próximos dias em toda a porção sul do país. As regiões O boletim também destaca que as temperaturas devem ter um leve declínio até o final da tarde de sexta-feira, mas devem voltar a subir gradualmente a partir de sábado.
PARANÁ - Ponta Grossa e outras 19 cidades dos Campos Gerais estão em alerta amarelo para temporais nesta sexta-feira (20) até às 10h de sábado (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que também abrange outras regiões do Paraná e de Santa Catarina, prevê chuva intensa, com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes, de 40 a 60 km/h, e risco de queda de granizo.
As cidades em alerta nos Campos Gerais são: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Palmeira, Paulo Frontin, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, Teixeira Soares e Tibagi. Conforme o Simepar, o tempo segue instável nesta sexta-feira em todos os municípios dos Campos Gerais. Em Ponta Grossa, são esperadas pancadas de chuva no período da tarde, com temperatura máxima de 25°C e mínima de 15°C.