James Earl Jones, a voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos
Ator e dublador americano, conhecido por interpretar icônicos personagens do cinema, faleceu em sua casa, em Nova York
Publicado: 09/09/2024, 18:48
O ator e dublador James Earl Jones, famoso por dar voz a Darth Vader em “Star Wars” e Mufasa em “O Rei Leão”, morreu nesta segunda-feira (9) aos 93 anos. A informação foi confirmada por seu agente. Jones superou uma gagueira profunda na infância para se tornar um dos principais atores negros de sua geração. Ele estreou na Broadway em 1958 e seu último papel foi como a voz de Darth Vader na série “Obi-Wan Kenobi”, em 2022.
Além de Darth Vader e Mufasa, Jones emprestou sua voz a diversos outros personagens icônicos, como o palhaço Krusty, do desenho animado “Os Simpsons”, e o narrador do filme “O Livro da Selva”. O ator ganhou dois prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro, dois Emmy e foi indicado ao Oscar por seu trabalho em “A Grande Esperança Branca”, de 1970.
Jones foi casado duas vezes. Sua segunda esposa, a atriz Cecilia Hart, morreu em 2016. Ele deixa um filho, Flynn Earl Jones.
LEGADO - Jones recebeu US$ 7 mil para dar voz a Darth Vader em “Star Wars: Uma Nova Esperança”, de 1977, mas recusou os créditos de tela para o filme e para a sequência, “O Império Contra-Ataca”, de 1980. No entanto, em “O Retorno de Jedi”, de 1983, Jones se tornou sinônimo de um dos vilões mais memoráveis do cinema, ganhando os devidos créditos no final do filme.
Com informações de UOL.