Inovação e tecnologia são destaques no Colégio Sagrada Família
Diretora da Instituição Particular de Ensino, Irmã Edites Bet, comenta sobre trabalho realizado ao longo do ano, projetos especiais em desenvolvimento no colégio, trabalho com novas tecnologias e panorama para o fim de ano letivo
Publicado: 26/08/2024, 17:05
O Vamos Ler - Geração Digital realizou nessa segunda-feira (26) mais uma conversa especial sobre educação com atores ativos na área nos municípios dos Campos Gerais e da região Centro-Sul do Paraná. A convidada dessa segunda foi a diretora do Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa, Irmã Edites Bet.
A conversa começou com o panorama das ações realizadas no colégio até o momento, com destaque para as tradicionais celebrações realizadas ao longo do ano. “Tivemos a celebração da Páscoa, com todos os nossos alunos, a comemoração do dia do estudante, as nossas festas juninas, que foram um destaque como sempre, e seguimos o nosso panorama de trabalhos educativos”, destacou Edites.
Outro ponto de destaque foi o trabalho integrado com as sedes dos municípios de Palmeira e Ipiranga. Segundo a diretora, o processo é muito gratificante, sendo possível agregar ambas as sedes no projeto Vamos Ler. O trabalho conjunto, também com outras instituições, contribuiu com novas riquezas educacionais e ajudou a fortalecer processos pedagógicos, educacionais e formativos no colégio.
A irmã também enfatizou a importância de projetos especiais realizados pelo Sagrada Família, como a participação na revista Ponta Grossa Competitiva 2024. “O fato nos proporciona apresentar a comunidade as pequenas e médias coisas que estamos realizando. Na sede central, estamos expandindo o prédio, onde separemos toda a parte administrativa, para que o espaço onde ficam os alunos seja reservado apenas a eles. Já na faculdade, temos o curso de enfermagem e foi aprovado o curso de fisioterapia, com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), já entrando em funcionamento no ano que vem”, destacou a educadora.
O papel do educador frente as novas tecnologias e desafios educacionais também foi tema da entrevista. A diretora ressaltou que, atualmente, as crianças já nascem na era digital, operando digitalmente. Dessa forma, a função do professor é ser o mentor junto a inteligência da criança, para ver o que ela pode operar naquele momento, naquela fase da vida.
Por fim, as ações para a sequência de 2024 encerraram a conversa com a gestora da instituição. A participação dos alunos nos desfiles cívicos em setembro, o projeto ‘FASF Sustentável’, as comemorações do dia do professor e natalinas fazem parte do calendário especial até o fim do ano. “Também seguimos o planejamento do ano, porque a escola não pode viver só de projetos, que trazem vida e esperança ao colégio e a faculdade, mas também precisamos do momento do silêncio estudantil e educativo, onde é preciso repousar e estudar”, complementou Edites.
Vamos Ler aborda tópicos importantes - Trabalho longínquo do projeto Vamos Ler - Geração Digital na instituição foi destacado pela diretora. “Vejo esse projeto com os olhos bem brilhantes. Ele ajuda a fechar os objetivos já propostos no colégio. O Sagrada tem investido bastante em tecnologia e o Vamos Ler vem de encontro com o que tentamos despertar em nossos alunos, a percepção de que a tecnologia é algo bom e vem para somar em nossa vida. Auxiliando a nos tornarmos mais críticos, mais verdadeiros com o que recebemos e com o que propomos publicamente”, comentou a gestora.