Áudio revela reação de piloto brasileiro ao avistar OVNI
"Tô arrepiado", afirmou o áudio divulgado pelo Arquivo Nacional nesta semana
Publicado: 16/08/2024, 17:42
Pilotos brasileiros registraram, em 1986, avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) durante a “Noite dos OVNIs”, ocasião em que 21 objetos foram detectados pelos radares do Cindacta. O Arquivo Nacional disponibilizou áudios de conversas entre pilotos e os centros de controle, revelando relatos de avistamentos de OVNIs no espaço aéreo brasileiro. Em um dos áudios, um piloto demonstra espanto ao avistar uma luz próxima à sua aeronave: “Estou vendo eles [sic]. Po***, tem um passando baixo, cara! Tá bonito! Olha, meu irmão. Pô, rapaz, ‘tô’ arrepiado, meu irmão". Confira abaixo o áudio:
A “Noite dos OVNIs” ocorreu em 19 de maio de 1986, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou cinco jatos para perseguir os OVNIs, sem sucesso. Um operador da torre de controle do aeroporto de São José dos Campos relatou ter observado “pontos luminosos que mudavam de cor”, com a tonalidade vermelha predominando. Em outro áudio, um piloto pergunta sobre as características de um objeto avistado: “É um ponto bem vermelho”, responde um controlador, informando que o objeto seguia em direção a São Paulo.
Os áudios revelam a perplexidade dos pilotos diante dos objetos não identificados, com relatos de luzes que mudavam de cor, movimentos rápidos e desaparecimento repentino. Em um dos casos, um piloto afirmou que inicialmente pensou que a luz que havia visto se tratava de um avião em aproximação ao aeroporto de Guarulhos, mas, ao observar o objeto parado por várias vezes, descartou a hipótese.
Apesar dos relatos, a FAB não conseguiu confirmar a natureza dos objetos avistados. O Arquivo Nacional possui quase 1.000 registros relacionados ao aparecimento de OVNIs no Brasil, mas a maioria dos casos pode ser explicada por drones, estrelas, satélites, balões meteorológicos ou fenômenos naturais. Em 2023, foram feitos pelo menos 30 reportes de pilotos ao Cindacta sobre avistamentos de OVNIs, principalmente na região Sul do país.
Com informações de CNN Brasil.