Saiba quais são os cinco piores acidentes aéreos da história do Brasil
Tragédia registrada no interior de São Paulo reascendeu o medo das pessoas em voar
Publicado: 09/08/2024, 17:34
A queda de um avião nesta sexta-feira (09/08) em Vinhedo (SP), que vitimou 68 pessoas, trouxe de volta à tona a discussão sobre a segurança aérea no Brasil. O acidente, o primeiro com avião comercial de grande porte no país desde 2007, chocou o país pela gravidade do acidente. O Portal aRede e Jornal da Manhã relembram outros grandes acidentes aéreos que marcaram a história da aviação brasileira e que, de certa forma, contribuíram para a evolução das normas de segurança. Confira:
Tragédia da Air France (2009): O voo AF447, que seguia do Rio de Janeiro para Paris, caiu no Oceano Atlântico, vitimando 228 pessoas, incluindo 58 brasileiros. A investigação apontou falhas mecânicas, erros dos pilotos e falta de treinamento da tripulação como causas do acidente.
Acidente do voo TAM 3054 (2007): O avião, que vinha de Porto Alegre, saiu da pista ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e colidiu com um posto de combustível. O acidente resultou em 199 mortes. A investigação apontou um erro na posição das alavancas que comandam a aceleração do avião como principal causa do acidente.
Colisão entre jato e avião da Gol (2006): Um jato Legacy colidiu com um Boeing da Gol no norte do Mato Grosso, vitimando 154 pessoas. O acidente ocorreu devido à falha de comunicação entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo.
Tragédia da Chapecoense (2016): O avião que transportava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana caiu na Colômbia, vitimando 71 pessoas, incluindo jogadores, dirigentes e jornalistas. A investigação apontou falhas no planejamento de voo e sobrecarga da aeronave como causas do acidente.
Acidente em São Paulo (2024): A Prefeitura de Valinhos (SP), que participa da operação de resgate do acidente aéreo na cidade vizinha de Vinhedo, informou que ninguém sobreviveu à queda do voo 2283 da Voepass. O avião tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes.
O modelo da aeronave acidentada era um ATR 72-500, que fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). Ainda não se sabe ao certo qual seria a causa do acidente, mas equipe seguem realizando investigações.
Com informações de UOL.