Teste de alerta de eventos climáticos acontece no PR | aRede
PUBLICIDADE

Teste de alerta de eventos climáticos acontece no PR

Os dois municípios paranaenses estão entre as 11 cidades que vão participar da primeira demonstração do programa Defesa Civil Alerta, do governo federal

O teste acontecerá em União da Vitória e em Morretes
O teste acontecerá em União da Vitória e em Morretes -

Publicado Por Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O primeiro teste nacional de alerta de eventos climáticos por Cell Broadcast está programado para este sábado (10) e inclui os municípios paranaenses de Morretes e União da Vitória. A confirmação foi feita pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional nesta quarta-feira (07). As cidades do programa Defesa Civil Alerta fazem parte das 11 das regiões Sul e Sudeste, com históricos de tragédias climáticas, que foram escolhidas pelo governo federal para esta etapa-teste.

Os alertas serão emitidos separadamente em cada uma das cidades a partir das 15h, na seguinte ordem: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esta etapa terá duração de 30 dias, período previsto para eventuais ajustes. “Esse prazo servirá para a Anatel, Defesa Civil Nacional e as defesas civis locais realizarem o acompanhamento do sistema”, disse o ministro. “Precisamos que todos, desde as igrejas, comerciantes, órgãos públicos e escolas, compreendam a tecnologia e o uso do sistema”.

TECNOLOGIA – O programa consiste no uso da tecnologia Cell Broacast, um sistema de alerta inovador que emite aviso por mensagem de texto, com recurso sonoro e vibratório. A concepção desta ferramenta utiliza tecnologia nacional, criada em conjunto entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres e empresas de telefonia móvel. Ferramentas similares estão em uso em países como EUA, Alemanha, Itália e Chile.

“A transmissão será feita pelas redes de telefonia móvel com sinal 4G e 5G com alertas que travam a tela do celular, se sobrepondo a qualquer tipo de aplicativo até que a mensagem seja lida”, detalhou o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius. “Essa inovação trará maior agilidade em momentos cruciais. Em eventos com deslizamentos de terra, a rapidez nos comunicados para pessoas que vivem em áreas de risco pode significar a diferença entre a vida e a morte”.

PARANÁ – A Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná participa do processo no auxílio e orientação aos dois municípios do Estado incluídos neste etapa. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig afirma que a equipe técnica está preparada e familiarizada com o novo recurso. “A nova tecnologia de alerta se somará às demais ferramentas que já utilizamos e, certamente, será essencial em situações extremas, que demandam resposta rápida, como já vivemos anteriormente no Estado”, disse.

O Paraná foi um dos escolhidos para participar por seu protagonismo na organização dos atendimentos e apoio aos municípios. O trabalho vai desde os alertas à população, trabalhos de preparação das equipes locais, apoio técnico e integração com outras secretarias para os desenvolvimento de ações futuras.

Informações: AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE