Brasileiro de 7 anos descobre asteroide que pode colidir com a Terra
O asteroide, classificado como um NEO (Objeto Próximo à Terra), tem entre 40 e 100 metros de diâmetro
Publicado: 07/08/2024, 14:38
Arthur Ruiz, de Ourinhos (SP), é o mais novo caçador de asteroides do Brasil e um dos mais jovens do mundo. O garoto de sete anos, integrante do programa Caça Asteroides da Mensa Brasil, identificou um novo corpo celeste na órbita de Marte, a primeira descoberta do tipo feita no Brasil desde 2014.
O asteroide, classificado como um NEO (Objeto Próximo à Terra), tem entre 40 e 100 metros de diâmetro e leva quase dois anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Apesar de ser considerado um NEO, a chance de colisão com a Terra é remota e só ocorreria em milhões de anos.
Arthur, que sonha em ser astrofísico, analisou imagens de dois telescópios no Havaí, Estados Unidos, e foi o primeiro a identificar o asteroide, que atualmente é chamado provisoriamente de 2024 JB 29. Por essa descoberta, o jovem terá o privilégio de batizar o corpo celeste.
"Ele se interessou pelo universo desde os dois anos de idade e sempre aprendeu muito rápido", conta Daniel Ruiz, pai de Arthur, em entrevista. O programa Caça Asteroides, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o IASC/Nasa, incentiva a participação de cientistas cidadãos na busca por asteroides. No mundo, apenas 114 descobertas provisórias foram feitas por esse tipo de colaborador, sendo Arthur o segundo brasileiro a fazer essa descoberta.
Com informações de CNN Brasil.